Com Rough, G-Friend me mostrou ser um grupo com bom futuro comercial, mas me deixou receoso quanto a evolução

G-Friend foi a minha incógnita rookie do ano passado: Todo mundo estava dando muitas fodas para o grupo, com exceção de minha pessoa. Eu nem lembro mais das 2 primeiras músicas do grupo, mas acredito que seja mais por não ter dado uma chance para elas ao invés de não ter gostado mesmo. Então resolvi acreditar um pouquinho nelas esse ano (Até porque elas estariam no Top 10 de tudo e seriam comentadas por geral de qualquer jeito) e ligar minha atenção para o atual comeback delas, com “Rough”. Minhas reais primeiras impressões do grupo estão logo depois do vídeo:

G-Friend deve ser o 1º grupo em tempos que parece estar agindo naturalmente com um colegial concept. Eu assisto elas e acredito que elas são essas colegiais miguxas BFF s2, e não apenas marketing para os tarados coreanos comprarem elas. Então ponto positivo para elas aí.

Outro ponto favorável para o grupo é a coreografia disso, que mesmo no aegyo, é muito boa. Geralmente em músicas cutes as coreografias são dois passos pro canto, mexe o quadril, faz umas bobagens com as mãos e umas caras ridículas para achar que são crianças de 10 anos fazendo isso. Mas elas jogaram perna para o alto, pularam, giraram, fizeram synchro moves, interpretaram a música… Elas se deram ao trabalho de montar uma coreografia de verdade para Rough. E isso é muito bom.

E a música é boa. Os vocais são bons, o instrumental é maravilhoso e tem momentos bem marcantes. Ela gruda muito bem na cabeça (Especialmente o refrão e o pós-refrão com a dancinha), o que é um requisito básico para a música funcionar comigo. Então “Rough” no geral é um bom lançamento, mas o problema é que me deu a impressão de ser o melhor que elas podem conseguir nesse ritmo, e me preocupa quanto ao que estão planejando para elas no futuro.

A empresa delas já disse que elas irão largar esse colegial concept no próximo comeback do grupo, mas como o aegyo delas deu muito retorno comercial, elas não deverão fugir das músicas fofas por um bom tempo. Quem está acompanhando elas desde o debut já deve estar cansado de colegial concept, e a minha impressão é que não tem muito para onde elas explorarem depois de se marcarem com esse estilo. Uma mudança muito agressiva ou drástica nelas poderia afastar as pessoas do grupo, ao mesmo tempo em que se manter no ritmo deixaria o G-Friend com uma discografia muito básica.

E aí G-Friend se tornaria um novo Apink, explorando aegyo por cima de aegyo com visuais bonitinhos mostrando gradativamente que elas estão deixando de ser “adolescentes fofas” e se tornando “mulheres fofas”, e com as músicas seguindo a mesma linha de serem bonitinhas e bem feitinhas mas nada muito além. Essa constância funciona com os asiáticos, vendo o próprio Apink conseguindo números cada vez mais expressivos com seus comebacks, então de um aspecto comercial, é uma boa. Mas o público ocidental que pirateia seus produtos no k2nblog gosta de variedade, de inovação e de múltiplas facetas dentro de um mesmo grupo/artista, e aegyo toda hora cansa para quem não é tão fanático por isso. Se tornar um grupo previsível ao mesmo tempo que pode ser bom, pode ser ruim, especialmente se G-Friend começar a lançar músicas no automático sabendo que irão vender, como acontece com 90% dos grupos que são sucesso no Kpop.

MAS CLARO, tudo isso é hipótese minha baseada nas primeiras impressões que tenho de um grupo rookie. Muita coisa pode acontecer, muita música vai ser lançada e eu posso ser tombado com elas. Na verdade eu gostaria de ser tombado, porque eu realmente gostei delas com Rough e não queria que no futuro elas ficassem esquecíveis. Tudo vai depender da incógnita que o futuro delas reserva de agora em diante. Por enquanto, vou aproveitar essa faixa gostosa delas enquanto alguma coisa mais dance não surge por aí.

4 comments

  1. Eu não era muita chegada em G-Friend na época do debut,eu preferia ir escutar o debut das soshis mesmo.Mas ai comecei escutar mais as músicas delas e acabei gostando.Não sei o nome das integrantes além da Géssica :v mas gosto.E essa música até agora é a minha preferida delas.
    Tu conhece Oh My Girl?
    Não me lembro de tu já ter citado elas em outro post.Eu sou apaixonada por aquele grupo!O debut é lindo,Closer é bonita,os minis delas são agradáveis,a coreografia de Closer é genial e se ver de cima da para ver que elas formam constelações na coreografia ❤ e a rapper não é tão inútil,ela fez quase toda a coreografia de Closer e escreveu a letra de Closer e Hot Summer Nights.
    ~foi mal pelo momento super fã adolescente em um post sobre outro grupo.
    Já escuto I Miss You do Mamamoo?Entro para minha lista de baladas favoritas,que não é muito extensa.

    Liked by 1 person

    1. Eu na verdade só sei do clone da Jessica também e que existe alguém chamada Yuju nesse grupo, mas todas são bem bonitinhas anyway
      Nunca citei Oh My Girl pelas músicas nunca funcionarem comigo na época de lançadas, mas hoje em dia eu tenho um amor muito grande por Closer (Depois de ver 700 páginas/blogs/sites babando em cima dessa música e eu provavelmente ter sido a única pessoa que não viu nada demais, tinha que dar outra chance)
      E ainda não ouvi essa do Mamamoo, acho que vou deixar para ouvir quando sair junto com o álbum

      Liked by 1 person

      1. Ah eu sei esse nome também, Yuju é um nome fácil e se ela não é a Géssica então ela é a casada com o chão.
        Sabe que acho Cupid melhor que Closer,mas no final foi a era Closer que deu mais destaque para as meninas.Música boa+JinE é anoréxica+confundidas com prostitutas =agora tem gente que sabe o que é um Oh My Girl.
        Bah!Até não ia escutar I Miss You,mas sou tão MooMoo apaixonada que não resisti.Talvez seja só mais uma barada mas meu nivel de amor por elas e High notes de vozes lindas de mais em música triste é alto então…

        Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

