O disband do 4minute parece ser questão de tempo. E é algo que deve ter mais relevância aqui do que na Coreia.

4minute é o mais novo girlgroup a explodir no K-pop? De acordo com a Cube, AINDA NÃO. Mas está noticiado no sempre confiável allkpop que elas disbandaram, e eu confio mais no allkpop do que na Cube… Enfim, vamos voltar um pouquinho: Lembram quando foi anunciado o comeback do 4minute no início do ano, e que dependendo do desempenho elas decidiriam sobre renovar ou não o contrato?

De acordo com a Wikipedia, Act. 7 vendeu pouco mais de 7 mil cópias (Peak: #2) e Hate teve pouco mais de 230 mil downloads (Peak: #13), sendo o 1º EP coreano a vender menos de 10 mil cópias e a Title Track menos vendida e de pior desempenho do grupo, respectivamente. Então, com isso, poderíamos supor que 4minute não passava desse ano. Hoje, foi anunciado que, de acordo com Insiders, 4minute não renovou com a Cube e acabou com o grupo, com cada uma seguindo suas carreiras individualmente.

Masss, a versão da Cube é que Hyuna renovou o contrato, e as outras ainda não confirmaram nada, e falar de disband ainda é muito cedo. Todo girlgroup que tem essa história de “Ainda estão decidindo se renovam ou não” ou não renova ou renova  por mais 1 ou 2 anos e depois que ver que não hita mais, joga tudo pro alto e vai investir em lançar várias RADIO em algum lugar da Ásia. O que sabemos é: Hyuna continua na Cube, e acho que é isso que a Coreia está afim de saber mesmo.

Enfim, eu gosto muito de 4minute, e mesmo que minhas preferências sempre fossem outras, elas quase nunca me decepcionavam com as title tracks, e os dois últimos EPs são ótimos (Pelo menos pra mim). Mas sei lá, vendo o K-pop como um todo acho que 4minute perdeu popularidade demais para ser uma grande perda na música coreana. Diferente do K-pop para o Ocidente, no qual 4minute sempre foi um dos girlgroups mais populares do nosso lado do mundo, batendo de frente até com SNSD e 2NE1 por aqui. Não era como KARA que perdeu popularidade em tudo quanto é canto e acabou meio que esperado, eu ainda achava que render muito fora da Ásia fosse um motivo para 4minute ainda existir. Aparentemente, não é.

É interessante ver como existem nomes que são mais populares fora da Coreia e dão a impressão de ser imbatíveis, mas na Coreia mesmo não eram tão grande coisa assim. 4minute tem mais nome no Brasil que grupos que vendem bem na Coreia, como SISTAR, Girl’s Day, AOA, miss A… e até nos auges de grupos como KARA, Wonder Girls e T-ara, 4minute sempre foi muito popular no ocidente. Quem entrava no K-pop e conhecesse o K-pop pelos grupos BR de kpoppers dava de cara com muita gente indicando 4minute, mas na Coreia mesmo o grupo nunca chegou a ser extremamente popular (Hyuna sim, o grupo não). 4minute é mais um grupo que começou em 2009 já com sucessos, e teve seu auge na Coreia em 2013, com “What’s Your Name?” sendo uma das 10 músicas mais populares daquele ano (Mesmo não sendo a mais vendida delas all time).

Já fora da Ásia, o auge do grupo foi ano passado, com “Crazy” encabeçando as listas de músicas de K-pop ao redor do mundo e sendo muito popular entre os K-poppers ocidentais. Crazy não foi lá muito impactante na Coreia, mas é o visto mais visto do 4minute no YouTube, com 62 milhões de acessos, o dobro de acessos de What’s Your Name.

E agora, basta esperar o comeback solo da Hyuna (Única coisa realmente confirmada nessa bagunça toda), e esperar os próximos capítulos dessa novela. Já a Cube, bom… Sem 4minute e G.NA, acho que só viverei por Hyuna mesmo.

Anúncios

9 comments

  1. Primeiro a baixa no Namyu e agora 4Minute… Por mais que fosse meio que esperado devido aos comentarios delas e tal, ainda eh triste. O grupo sempre foi um dos poucos que eu ouvia o mini todo sem problemas ao inves de ouvir so o single pq o resto nao presta, como acontece com mtos grupos. Ja esperava que Hyuna ficasse na Cube. Vao fazer falta (se a noticia se confirmar).

    Liked by 1 person

  2. É triste,mas temos que aceitar que a maior parte do kpop 2007/2008/2009 está se acabando,não fico mais nem impressionada com notícias assim,espero que as meninas sejam felizes nesta nova jornada e espero mais ainda que grupos como SNSD,SUJU,BIGBANG e 2NE1 demorem um pouco mais para acabar,pois não tenho grandes espectativas para esses grupos novos.

    PS: Apenas esperando a notícia de disband do Secret e do After School 💔

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s