ALBUM REVIEW #07: HyunA – A’wesome (01.08.2016)

Muita gente concorda que “How’s This?” é HyunA em baixa, só que o EP estava completamente A’wesome (Ba dum tss) e que várias faixas do álbum eram melhores que a Title (Isso quando não falavam TODAS). Eu nunca prestei muita atenção nos EPs que Hyuna lançou, mas o feedback para esse foi tão positivo que resolvi ouvir com mais calma esse lançamento e ver se valeu a pena HyunA sacrificar o 4minute na estrela de 5 pontas para garantir sua carreira solo mais duradoura. Minhas impressões sobre “A’wesome” ficam aí:

Artista: HyunA
Álbum: A’wesome
Lançamento: 01/08/2016
País: Coreia do Sul
Nota do blog: 60/100 (Bom)
Top 3: U & ME♡, Flirt, Do It
Ouça Online: Lá no Spotify para ajudar sua fave legalmente

O ÁLBUM

Realmente, a maioria das faixas do A’wesome são melhores que a Title Track, mas nada que make me uuuuuhh seja extremamente incrível. As faixas, no geral, não são tão impactantes nem tão memoráveis, mas é um álbum que não faz ninguém se arrepender de ouvir. Ele traz a essência divertida e colorida que é a identidade da HyunA, identidade essa que não foi explorada na title track em mais uma cagada de marketing da Cube. Não que eu odeie com todas as forças o que ela faz aqui ou no comeback anterior, é até válido para dar um reality check na família tradicional coreana, mas realmente é algo que não combina com ela, soa try hard e não irá fazer muito favor a ela comercialmente (Mesmo com os vários #1 dos primeiros dias, How’s This penou para vender 100 mil downloads no debut, além de vender MENOS que a 1ª semana completa de Roll Deep), então qual o sentido disso tudo? Bom, pelo menos na qualidade, A’wesome não peca (Pelo menos a maior parte dele).

FAIXA A FAIXA

O álbum abre logo com sua melhor faixa, “U & ME♡”. Aparentemente HyunA também deve ter contatos com LDN Noise e pediu alguma demo House 90’s e deu um toque dela a faixa, ficando uma música de lounge extremamente agradável e viciante. Não dá para analisar vocalmente HyunA (Até porque… cadê vocal, né?), mas ela é inteligente e a Cube sensata em pegar músicas que não precisem de vocais tão relevantes assim para funcionarem. Dito isso, U & ME♡ ficaria boa para qualquer uma que cantasse, mas só HyunA tem culhões para botar como a faixa que abre o álbum ao invés de, sei lá, ficar avulsa no final de álbum.

“How’s This?” é HyunA tentando pagar de baddest bitch e só. Falta algo mais divertido para falar “Nossa, isso é single da HyunA” ao invés de “Será que a CL descartou isso do álbum americano e foi parar nas mãos da HyunA?”, por isso é um bad move dela colocando isso como Title Track. Soma isso a um lyric preguiçoso e um hook fraco e temos aí um desperdício para todos os envolvidos. How’s This? é fraco e só aconteceu de virar Title Track porque estão tentando fazer de HyunA a bad girl da boate de beco, e perdeu a essência divertida que poderia ser explorada bem melhor se “Do It” fosse title track.

Se bem que Do It esteve envolvida em escândalos por ser bem similar a uma música do Make It Pop, depois a Cube acusou de um dos produtores vender ilegalmente a música para duas empresas, produtor esse que se pronunciou sobre essa acusação depois… Enfim, acabou que Do It é uma boa faixa (Não tão maravilhosa assim quanto vi um povo falando), divertida-quase-teen que se identifica melhor com o que Hyuna fazia no auge, mas se vira single com toda essa treta em cima, no mínimo mancharia a imagem da cantora (Que já não é tão forte como outrora). Nada muito marcante ou que me faça reviver como U & ME♡ é, mas ainda assim divertida.

“Morning Glory” desacelera as coisas num R&B lowbeat que só aparece para preencher o álbum. O tipo de música que meio mundo faz e que não impacta muito na vida de ninguém, nem positiva e nem negativamente. Se pesquisar 3 artistas que façam R&B na Coreia, 2 deles devem ter músicas parecidas com essa aí. Já “Flirt” traz a mesma vibe hip-hop swag da title track, mas com elementos mais descontraídos, fazendo parecer que HyunA na verdade está brincando com a música ao invés de fazer disso um jam. Se queriam HyunA baddest bitch, poderiam fazer isso com Flirt fácil, já que é exatamente assim que ela funciona melhor.

O álbum termina com o lowbeat sensual “Wolf”, e assim como Get Out Of My House do A+, é a única música que passei para a playlist do celular logo de cara. É um fillerzão bem gostoso de ouvir, e embora eu ame esses R&B sensuais com Hyuna quase que gemendo ao invés de cantando a música, isso também quase que rola direto nos álbuns de R&B/Hip Hop. Mas depois de HyunA sendo sexy divertida, HyunA bancando a corna é mais um auge na vida dela (Só que isso nunca vai virar faixa promocional dela, afinal ela ainda é uma solista pop).

VALE A PENA OUVIR?

Vale. Não é lá uma masterpiece revolucionária unificadora da arte e do pop, mas tem boas faixas juntas formando um bom EP, e não fiquei arrependido gastando meia hora do meu dia ouvindo ele e mais algumas horinhas enquanto montava a review. Não corresponde ao alto hype que a fanbase (Pelo menos a parte que ouviu o álbum) fez, mas é uma boa primeira impressão minha, de fato, para álbuns de HyunA. Vou até dar uma chance para os outros EPs inclusive, vai que tem uns hinos que passaram despercebidos por mim.

Anúncios

10 comments

  1. Singlemente falando, realmente esse foi o comeback mais fraco da HyunA. E talvez por isso eu tenha gostado tanto do EP em si. Em contrapartida á um lead track bonzinho (por favor, HyunA pode fazer muito mais) temos album tracks bem aproveitáveis (o que convenhamos não é muito comum entre artistas de K-Pop), mantendo a ótima média de EPs bons da discografia dela (excetuando-se Melting, óbvio).
    Apesar de não ser lá essas coisas todas, ainda acho How’s this? (sério esses nomes internacionais), muito melhor que Do It?, que pra mim foi a faixa mais meia boca do EP (mais que Morning Glory, pra vc ver). Vc&Eu S2 e Wolf pra mim são os destaques do álbum. Flirt tbm é ótima, e enquanto ela não foi escolhida pra ser lead, pelo menos colocaram Hyunão pra performá-la nos programas.
    Enfim, minha escadinha de EPs da HyunA:
    Uma Conversa > Estouro da Bolha > A mais > I’ncrível > Derretimento
    Escadinha de singles:
    Redeus > Mude > Sorvete > Rolo Profundo (kkk) > Estouro da Bolha > Como é isso?

    PS.: JiYoon dona da minha alma vai voltar com solo em Outubro <333333333

    http://rs1185.pbsrc.com/albums/z356/RafiDAngelo/Gifs/tumblr_llmhneiJ9L1qcinp9.gif~c200

    Liked by 1 person

  2. Sinceramente, eu achei a title track uma bosta, só que ouvindo umas duas vezes eu achei viciante (lembrando que viciante não é sinônimo de boa). Quando vi a nota 30, percebi que a nota se assemelha a nota de M(A)DE IN JAPAN da Ayuy, que vc diz não ter gostado, mas eu adorei rs. A nota de A’wesome é mais alta q a de M(A)DE IN JAPAN, e como tenho gosto requintado irei gostar de fato, mas demorarei pra baixar (M(A)DE IN JAPAN demorou séculos para eu baixar e ouvir), provavelmente por medo. Mas acho que irei gostar de U & ME♡. Talvez eu baixe só esta rs, pq amo essas músicas de LDN Noise. ❤

    Liked by 1 person

  3. Concordo com o que disse sobre o mini. Algumas faixas me lembraram o A+, da pra ver uma continuidade. Gostei de U&ME, apesar de nao ser fan dessa coisa house que a SM ta fazendo. Por algum motivo How’s this? me lembra Mental Breakdown da CL. Toda vez que o refrao da primeira vez na cabeca eh acompanhado pela segunda. Vi muita gente falando bem de Do it e acabei achando bem qualquer coisa, uma das mais fracas, talvez a mais fraca. Wolf ajudou a manter o saldo positivo.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s