“Pen Pineapple Apple Pen” é o mais novo viral da internet, pois é isso que o ocidente considera como Asian Pop

Depois que Gangnam Style estourou e acabou com a paciência de todo mundo lá por volta de 2012 e ajudou o mundo a ver que existe música pop também na Coreia do Sul, periodicamente uma parte da fanbase acredita que o pop asiático (Especialmente o coreano) deveria ser algo extremamente cult, e não uma modinha para passar raiva com novatos ou algo do tipo. Basicamente como quase tudo que envolve cultura asiática, existe uma necessidade de manter K-pop (E em menor escala, J-pop) como coisa de nicho. Mas eu tenho uma boa notícia para esse povo paranoico por exclusividade na forma do mais novo viral da internet, “Pen Pineapple Apple Pen”, por PIKO TARO (Interpretado por Kazuhiko Kosaka):

O vídeo já tem 13 milhões de acessos em apenas 4 dias, basicamente acabando com todas as minhas favoritas que sofrem para chegar em 1 milhão, e embora PPAP não tenha pego toda a nação brasileira ainda, o vídeo já é o novo finalizador de carreiras na Ásia, e agora vai começando a colar em outros continentes, já que a opinião relevante e impactante de Justin Bieber coloca PPAP como o vídeo favorito dele na Internet, então é claro que metade das adolescentes ocidentais (E das pessoas que adoram hatear essas adolescentes ocidentais) já estão sabendo que raios é isso.

Se você se questiona como esse troço de menos de um minuto aí que tem 3 linhas de letra virou o mais novo viral no ocidente e não alguma música duramente produzida e de alta qualidade proveniente de Brave Brothers, é porque na real o povão não está muito interessado em descobrir gostosas asiáticas que lançam músicas melhores que Fifth Harmony e/ou Little Mix, ou ver um monte de boyband levantando a camisa para mostrar sinais de desnutrição, tampouco comparecer a uma turnê de uma gostosa que renega seus grupos para cantar “Olá vadias”. O povão só espera a mais nova trasheira pegajosa que o outro lado do mundo tenha a coragem de oferecer, como foi a própria Gangnam Style ou outros exemplos mais recentes de virais que ganharam algumas notas fora da Ásia, como Nippon Nanju do LADYBABY, Bar Bar Bar do Crayon Pop ou a sempre maravilhosa música da galinha de Rollin Wang:

Asian Pop é chutar o balde e fazer umas tosquices acontecerem também, e ajuda muito mais a divulgar a música asiática também (Seja por bem ou por mal). E embora você possa achar ridículo, não dá para negar que Pen Pineapple Apple Pen tem muito mais replay factor e muito mais cara de novidade do que as músicas que as faves de geral lançaram em 2016 (Não só no pop asiático, vale dizer). Algum dia poderemos encontrar CDs de K-pop na Saraiva sendo vendidos por 30 reais (Chutando bem baixo, considerando todas as bugigangas que um CD asiático possui) e eu nem duvido disso, mas enquanto a fanbase continuar com essa neura de limitar e deixar exclusivo para si um gênero que busca cada vez mais se expandir no mundo (Diferente do J-pop, que nem tenta) e se irritar com toda e qualquer piada que páginas questionáveis façam do gênero feito gente birrenta, não vai ser tão cedo que essa acessibilidade vai acontecer.

Anúncios

9 comments

  1. Muito boa a sua análise, não sabia da existência desse vídeo e é como vc disse mesmo. Acho que na época que o PSY apareceu mais e ficou conhecido achei engraçado a forma como os fãs dos grupos ficaram, não todos mais a maioria não gostou.
    Mas se foi no ano que eu dizer que escutar 2ne1 não era motivo de vergonha, aliás, me lembro que quando assistia meus irmãos brigavam comigo pra tirar e não ouvir e agora eles ficam de boas e até assistem um mv todo sem reclamar.
    Outro ponto que vc disse, foi verdade, eles não estão interessados em ouvir as músicas boas e o seu grupo favorito que faz uma coreografia mais difícil e sim o que não tem prentenção nenhuma de ser sucesso e mais bizarro por isso

    Liked by 1 person

  2. Eu não li o post porquê estou tendo dificuldades de respirar depois desses teasers do DAVICHI.

    Já me rendi só por Lee Haeri e Kang Minkyung aparecendo sensuais e sussurrando coisas whatevers (não importa o que elas estão falando, só sei que dormirei feliz).

    Liked by 1 person

  3. Vou ignorar o shade para as rainhas ocidentais Little Mix pq esse post é muito truuuuuuu! As pessoas tem tanto essa ideia que música asiática é algo trash e esquisita, que qualquer vídeo com gente de olho puxado já o ápice da estranheza (reação de adolescentes gringos pra vídeos básicos como dope e call me baby é quase como a minha criança vendo lady gaga). E no fim, ninguém liga. Poucos artistas hoje em dia parecem realmente ligar pros seus vídeos (tirando uns como Taylor Swift e sua mania de querer monopolizar tudo, 5H que vive de view, a Beyoncé etc), passou a ser só uma maneira de dar buzz pro single, então é muito legal bacana como os MVs são parte importante do mercado fonográfico asiático.

    Liked by 1 person

  4. O fandom Army realmente me enche com mta frequencia, mas isso de divulgação pelo menos as Armys fazem bem, só olhar o twitter/yt/qualquer rede social pra ver o nível de obsessão. (Resisti, mas tive que me considerar uma depois de ver mais de 100 vídeos, diferentes e repetidos, do show deles no Brasil).
    É realmente triste admitir e dói, mas nada oriental vai realmente “colar” de vdd no Brasil. Só ver a indústria de animes que é até “velhinha”, tem um público fiel e até um pequeno investimento de umas empresas meia-boca, mas só. Ainda é considerado hobbie de criança e
    pessoas infantis e é/continuará sendo o mesmo com kpop. Minha esperança ainda são as reações positivas dos 23472394 de youtubers à kpop, mas o fato de uma parte ter sido apenas por views e inscritos me desanima ainda…

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s