COMPARANDO ÁLBUNS #01: Level 3 x COSMIC EXPLORER

Daí que num surto de criatividade fingindo ser criativo pois provavelmente meio mundo já fez isso antes, um novo quadro de reviews surge: COMPARANDO ÁLBUNS (Um nome tão criativo quanto a ideia em si). Como isso vai funcionar: A ideia é comparar FULL ALBUNS (Sai daqui com EPs, a não ser em casos que eu considere especiais) DE UM MESMO ARTISTA/GRUPO (A não ser que os nomes em questão tenham 1 álbum só ou em ocasiões especiais, aí terei que usar artistas diferentes mesmo sendo “proibido na fanbase comparar grupos” ou qualquer bobagem assim). No fundo isso só surgiu porque estava com saudades de falar de Perfume, então porque não comparar dois game changers tanto da vida delas quanto da nossa? Level 3 x COSMIC EXPLORER!!!!

Perfume tem uma discografia bem sólida até, mas que antes de Level 3 era completamente eclipsada pelos grandes hits do grupo. Nem falo isso em questão de sucesso, quando eu pedia recomendações de Perfume na época que conheci elas era tanto pacotão de hits que foi mais prático eu baixar a coletânea LOVE THE WORLD (Inclusive acho que eu comecei a me interessar nelas com o vídeo de FAKE IT para essa coletânea ao invés de Spending All My Time como todo mundo deveria ter feito).

Tudo mudou com Level 3, que recebeu uma aclamação avassaladora (Inclusive por minha pessoa) pois os erros eram completamente mascarados pelos grandes acertos que o álbum possui. Esse praise continuou com COSMIC EXPLORER, que novamente tem uns erros mascarados pelos inúmeros acertos do álbum. Fato é que nenhum dos dois é uma obra prima em forma de álbum do início ao fim, mas o que é bom é incrivelmente bom a ponto de segurar o álbum bem. O que farei aqui é decidir o que é melhor: Os acertos do Game Changer delas “Level 3” ou os acertos do concept changer delas “COSMIC EXPLORER”.

NO QUE LEVEL 3 LEVA VANTAGEM?

  • Level 3 tem Party Maker, que por si só já derruba toda a metade meia boca do COSMIC EXPLORER

  • Level 3 não tem Hold Your Hand, que por si só derruba vários pontos da rival
  • Os singles, em sua maioria, são muito bons (O que não impediu Nakata de destruir um por um nos album-mix, vale ressaltar)
  • No quesito “Vamos mascarar o baixo orçamento para PV de álbum com um clipe conceitual”, 1mm é melhor que FLASH.
  • Level 3 não tenta tirar o auto tune como uma de forma humanizar Perfume, o que acaba favorecendo elas no final de tudo.
  • A tracklist, apesar dos pesares, é melhorzinha (Perfume nunca acertou na hora de ordenar as músicas)
  • O álbum tem uma introdução boa e uma finalização melhor ainda, diferente de sua rival.
  • Level 3 tem um monte de pancadão para se acabar no chão, e as vezes a gente só precisa de um álbum assim.

NO QUE COSMIC EXPLORER LEVA VANTAGEM?

  • Nesse nome maravilhoso que eu aprendi a amar
  • COSMIC EXPLORER tem a faixa COSMIC EXPLORER, que por si só derruba toda a parte chorosa que Level 3 possui tranquilamente
  • COSMIC EXPLORER não tem Mirai No Museum QUE NAKATA ACHOU BOA O SUFICIENTE PARA NÃO FAZER UM ALBUM-MIX (Plmdds)
  • Os album-mix do COSMIC EXPLORER não são tão ofensivos assim (Mas de interessante mesmo só o album-mix de Sweet Refrain)
  • A intro pode não ser tão relevante assim mas é um ótimo gancho para COSMIC EXPLORER ganhar outra vida
  • O álbum condiz com a exploração futurista que o nome sugere, mesmo que na prática, qualquer álbum delas poderia receber esse nome que ia continuar funcionando
  • Nakata pode não ter dado os melhores singles para esse álbum, mas pelo menos ele acertou não remixando os melhores singles dele, diferente da rival que viu todos os seus singles bons serem destruídos e o único single bosta ficar intacto (Tá que ele também não remixou Hold Your Hand, mas pelo menos Pick Me Up continuou lindona lá)

O TOP 3 DO “LEVEL 3” x O TOP 3 DO “COSMIC EXPLORER”

Party Maker x Cosmic Explorer
1mm x Pick Me Up
Sleeping Beauty x STORY

*Em negrito aqueles que venceram sendo MELHOR que a rival*

Mesmo que Cosmic Explorer ganhe de 2×1 aqui, é sempre bom dizer que Party Maker está bem distante de todas as outras faixas e está bem acima da disputa entre os dois álbuns. É a gloriosa faixa que vai ser tocada no apocalipse e que Perfume nunca mais vai conseguir chegar perto de fazer de novo.

O BOTTOM 3 DO “LEVEL 3” x O BOTTOM 3 DO “COSMIC EXPLORER”

Mirai No Museum x Hold Your Hand
Spending All My Time (album-mix) x Baby Face
Daijo Banai x TOKIMEKI LIGHTS (album-mix)

*Em negrito aqueles que venceram sendo PIOR que a rival*

Empate em 1×1 com a disputa entre pior faixa da vida delas e dos álbuns ficando indefinida, pois eu não sei como Perfume se dispôs a gravar essas bostas e Nakata achou isso tolerável a ponto de não remixar nenhuma das faixas pro álbum.

QUEM GANHOU ESSA DROGA (IN MY HUMILDE OPINION)?

Os 2 álbuns ganham muito pelas farofas gloriosas que eles proporcionam, mas se analisar com mais calma ambos tem erros bem bobos até. Na teoria e por preferência Level 3 tem vantagem, mas isso considerando que eu só ouço Level 3 com os singles originais. Como o que pesa aqui são os album-mix de bosta que Nakata enfiou em Level 3, o vencedor acaba sendo…

EXPLORADORA CÓXMICA, PARABAINS!!

PS: Eu não sou muito de cobrar comentários, mas nesse caso se vocês puderem comentar sobre a novidade no blog mesmo que não conheçam nada de Perfume, comentem se vocês gostaram ou não. É uma ótima ajuda para ter um Feedback sobre o que pretendo manter fixo por aqui na falta de pauta ao invés de acabar fazendo posts sobre celebridades quentes que começam com Ji, por exemplo. E se quiserem deixar sugestões para futuros posts comparando álbuns, a aba de comentários sempre está aí rs

13 comments

  1. Acho que, num total, eu gosto bem mais do Level3, isso porque aprendi a aceitar as album mix nele como ~parte do pacote batidão farofa de boate~ que o álbum se propõe. E também pq o Cosmic Explorer é bem fraquinho, nhé.

    Adorei o quadro novo. *0*

    Tu podia fazer um embate entre os dois primeiros álbuns da Kelly Key e… -n

    Brincadeiras a parte, acho que seria legal tu pegar os CDs classicões do capope e comparar com os lançamentos mais recentes dos grupos, tipo o Wonder World x o Reboot, das Wonder GIrls, ou o Hot Summer x o 4 Walls, do F(x), pois ai já serve de engate pra galera mais nova no nicho ir escutar os troços “mais antigos”.

    Liked by 1 person

  2. Não conheço muito sobre Perfume. Até tenho esses dois últimos álbuns delas no pc, mas nunca parei pra ouvir eles de fato, só algumas músicas soltas que haviam me recomendado mesmo. Mas gostei bastante do que ouvi, principalmente de Party Maker, que eu acho fantástica e que é fácil fácil um dos melhores pancadões asiáticos que ouvi até hoje.
    Curti muito esse novo quadro, é até um jeito interessante de saber sua opinião sobre uns cds mais antigos e perceber as mudanças que ocorreram de um álbum pro outro. Com certeza me deu mais vontade de ouvir o Level 3 e o Cosmic Explorer dps de ler esse post ^^
    Como já indicaram f(x) e Wonder Girls aí em cima, vou sugerir os dois únicos álbuns do meu falecido 2NE1, até porque mexer com os mortos sempre rende. Também amaria que tivesse as J-Véias. Estou conhecendo (e amando) a discografia da Utada antes do Fantôme e queria ouvir outros álbuns bons de outras divas japas fora a Namie (que eu também adoro).

    Liked by 1 person

  3. Adorei o quadro!! E eu tenho a mesma opinião sobre o Dora, The (COSMIC) Explorer mas não acho Baby Face uma das piores mesmo não me descendo tão fácil e bom quanto as outras.
    Acho que poderia também comparar fisicamente os álbuns, no caso as capas porque deboche nunca é demais

    Liked by 1 person

  4. To começando a escutar Perfume agora e só conhecia o Cosmic Explorer mesmo (e Party Maker que escutei rapidinho, mas acho que nem lembro mais como a faixa soa @_@), vou baixar esse level 3, já que todo mundo rasga uma seda fodida pra esse álbum, lol.
    E esse teu top 3 do Exploradora Cósmica ficou bem coerente mesmo, só que no fundo eu acho que é STORY é a minha preferida do álbum \o/ sério esse pancadão. XD
    A, e esse deve ter sido o melhor quadro que tu já fez. @_@
    Será que rola um Feel x _genic? :v

    Liked by 1 person

  5. Entre esses dois aí eu nem me importo muito de apontar um favorito por que…sei lá, preguiça talvez. Mas acho que o meu favorito é o Cosmic Explorer mesmo. O Level 3 tem algumas músicas muito boas mas no geral eu não amo ele não (prefiro o JPN hehehe).
    O quadro é maravilhoso e estou esperando pelos próximos.
    Ficou show a organização do post no blog. Valendo a pena ressaltar que A IMAGEM COM OS SCORPIONS É PURA ARTE, e que essa ideia de comparar as melhores/piores músicas foi ótima.
    FAZ WESLEY SAFADÃO AO VIVO EM BRASÍLIA X EM CASA (AO VIVO)
    (se eu fui no google atrás de dois álbum aleatórios do wesley safadão pra poder escrever isso? pfff que nada)

    Liked by 1 person

  6. Amei o quadro, eu tenho uma quedinha maior por COSMIC EXPLORER mesmo amando o LEVEL3, mas não consigo aceitar os album-mix que o Nakata fez para os singles dele.
    Faz um desse quadro com os albuns das divas do J-Pop, Koda (minha favorita), Ayumi (essa daqui acho que daria trabalho pois os últimos CDs dela estão tãaaoo parecidos) e Namie (rainha da farofa).

    Gostar

Deixe uma Resposta

