COMPARANDO ÁLBUNS #04: Red Light x 4 Walls

Eu tinha dito que o Comparando Álbuns ia ser um quadro para os finais de semana para suprir a falta de lançamentos e/ou coisas interessantes no Asian Pop, mas nesse último fim de semana minha vida social resolveu, de forma milagrosa, ficar ativa, o que fez eu não postar isso aqui antes. Então vamos aproveitar o fim de semana de alimentar o sadismo com as desgraças cômicas do ENEM para TIRAR O ATRASO e comparar os dois álbuns mais recentes do f(x), Red Light e 4 Walls.

sem-titulo-1

A sugestão original, na verdade, era comparar o 4 Walls com o reckpaged do 1º álbum delas, Hot Summer. Mas isso seria injusto para ambos os lados, primeiro porque a única vantagem que o 1º álbum delas pode vir a ter (Não só comparado ao 4 walls, mas em qualquer outro full album do grupo) são as title tracks, e ele está bem abaixo do que o grupo produziu depois dele, o que, por consequência, não permitiria explorar o que 4 walls tem a oferecer de fato, algo que já é mais efetivo se compararmos com os outros 2 álbuns do f(x). E entre Pink Tape e Red Light, eu acabei escolhendo Red Light pela proposta e sonoridade ser mais oposta ao que 4 walls tem, além de ser o último álbum com Sulli nos agraciando com sua falta de presença e vontade no grupo.

E nem vale muito querer ressuscitar a discografia do f(x) antes de 2011 também. As title tracks do grupo são praticamente imbatíveis, mas as album tracks delas da época são tão tristes quanto… qualquer outra faixa para encher álbum que a SM lançasse na época. Electric Shock melhorou as e coisas e a santíssima trindade que f(x) lançou nos últimos anos fazendo esquecer os primeiros anos de trevas delas é uma boa razão para não incomodar os mortos dessa vez. Justificativas dadas, vamos ao fight.

NO QUE RED LIGHT LEVA VANTAGEM?

  • A embalagem sugere um álbum mais pesado e dark do que o usual, mas ele explora bem diversos sons sem fugir tanto assim da sobriedade original. Em resumo, não é algo que dê para fazer piada como Katy Perry queimando perucas para lançar um PRISM, e ainda assim funcionou.
  • O single Red Light é algo que me impacta mais rápido do que a ouvida suave de 4walls.
  • Para quem gosta, Red Light tem umas midtempos para usar em cafeteria bem executadas, algo que não existe no 4walls.
  • Eu prefiro a estética e visual do Red Light, mas isso não quer dizer que a do 4walls não seja maravilhosa também.
  • Para quem é stan e tem saudades, Sulli ainda estava nele né.

NO QUE 4 WALLS LEVA VANTAGEM

Tem vários, mas acho que dá para resumir todos eles em um parágrafo só. O 4 walls tem uma title track maravilhosa, tem músicas maravilhosas no álbum que logo na 1ª escutada, tem um visual incrível, é coeso, desce redondinho, as ideias de promoção com gif teasers foram ótimas, e não tem uma filler ali. Ele só não recebe tanto praise quanto merece por ser lançado no mesmo ano do REBOOT do Wonder Girls que ofuscou todo mundo, mas entra fácil na listinha de recomendações obrigatórias para um curioso que queira se aventurar no K-pop, pois agrada desde a mana conceitual que não se importa com charts e sim com músicas que façam uma mudança no seu cosmos até a mana do farofão para se jogar no chão.

O TOP 3 DO RED LIGHT X O TOP 3 DO 4 WALLS

Red Light x Rude Love
Rainbow x 4 Walls
Butterfly x Papi

*Em negrito aqueles que venceram sendo MELHOR que a rival*

Eu tinha dito que a música Red Light vence a música 4 Walls e sigo achando isso, mas dos dois álbuns a melhor faixa é mesmo Rude Love. Que música maravilhosa, até hoje segue como vício.

O BOTTOM 3 DO RED LIGHT X O BOTTOM 3 DO 4 WALLS

Vacance x X
Summer Lover x Glitter
Boom Bang Boom x When I’m Alone

*Em negrito aqueles que venceram sendo PIOR que a rival*

Dá até uma dorzinha no coração definir as mais fracas dos dois álbuns, principalmente no 4 Walls que não tem uma faixa mais ou menos para eu justificar eu estar colocando ali.

QUEM GANHOU ESSA DROGA (IN MY HUMILDE OPINION)?

Resultado de imagem para f(x) 4 walls gif

PARABAINS 4 WALLS!!

Até parece aqui que Red Light é um álbum meia boca, o que não é (É ótimo), mas o 4 Walls está em outro nível mesmo.

12 comments

  1. Sinceramente? PRA MIM, as únicas músicas boas do 4Walls são Papi, Diamond e Cash me out. 4Walls não é ruim, mas, aqueles vocais agudos da Krystal me dá vontade de ficar surdo.
    O Red light tem Milk, Red light, Dracula, Spit it out, Paper heart E AS ICONICAS butterfly e rainbow.
    Luz vermelha>>>>>.4Paredes

    Liked by 1 person

  2. Sou mais Red Light por achar Butterfly, Milk, BoomBang Boom, Paper Heart e Rainbow excelentes b-sides. Ainda adoro 4Walls, mas acho que possui mais faixas mazomenos.

    Já a briga entre os singles é arrebatadora. Cada uma é a melhor de seu ano, mas fico com Red Light.

    Acho que a comparação entre RL e Pink Tape seria mais adequada pela sonoridade de ambos, mas enfim, foram 3 anos absurdos.

    Gostar

  3. Eu nem gostei tanto assim do 4 walls quanto todo mundo gostou. Teve muita musica que, pra mim, teve deifeitinhos chatos na produção que eu não engulo (tipo aqueles orgasmos agudos horríveis de X). Sem contar que a música que o pessoal mais gostou eu não achei grande coisa, que foi Rude Love. E Glitter não me desce e nunca me descerá. Resumindo: por questão de gosto eu fico com o Red Light hehehehe.

    Gostar

  4. Red Light é obviamente o melhor álbum só por ter o hino Red Light nele. Ponto.
    Mas é claro que as outras faixas dele também são maravilhosas. As únicas que eu dispenso mesmo são Vacance e Summer Lover, que nem são ruins, só não estão no mesmo nível do resto do álbum.
    Considero 4 Walls como o álbum que tem mais hinos high profile por metro quadrado (no caso, a trindade santa que você acertou em cheio: Rude Love/4 Walls/Papi), mas as outras faixas não chegam a ser tão fortes como as do Red Light (ainda assim, todas são ótimas tirando Glitter e Cash Me Out que são bem medianas).
    E não acredito que você colocou Boom Bang Boom maravilhosa no Bottom 3 de Red Light, mas entendo que é difícil escolher as músicas mais fracas de dois álbuns tão maravilhosos rsrsrs

    Liked by 1 person

  5. A vida social da dessas mesmo kkk Concordo com o que você disse, mas nem tanto por 4 Walls, mas sim pela decepção que me foi Red Light, achava que ia ser algo super sombrio e sem faixas açucaradas, o que, bem, não aconteceu, mas ainda tem faixas muito boas mesmo assim (Dracula, Red Light, os Conga Conga do Raibow e por aí vai kkk)

    Gostar

  6. Nossa me senti ofendido pelo Boom Bang Boom e When I’m Alone aí nas piores, Spit It Out e Deus sabe o que do 4Walls deveria tá aí, e Conga la Conga Rainbow melhor que Milk, All Night ou Draculalalalala, lave seus ouvidos.

    Kkkkkk kkkkkk foram críticas do bem!

    Considero 4 Walls o melhor álbum delas também, a trinca Rude Love, 4 Walls e Papi é imbatível, e Rude Love é meu Hino particular da vida, considero o álbum o melhor por apenas Glitter ser Tosca em comparação ao resto.
    Já Red Light tem faixas realmente dispensáveis feito Spit It Out, Vacance e a Horrível Summer Lover.

    Da Discografia divina do f(x) tenho com top por faixas de Álbum:

    Melhor Single/ Faixa 1 – 4 Walls, POREM, Todas são ótimas.

    Melhor Faixa 2 – Milk ( mas Mista Boogie eu tb adoro por ser meio Trash sei lá kkkk)

    Melhor Faixa 3 – Butterfly (mas Pretty Girl é ótima e Zig Zag escrota que me lembra É o Tchan no Egito)

    Melhor Faixa 4 – Beautiful Stranger (mas X e Me+U tosquissima são ÓTIMAS tb kkkkkk)

    Melhor Faixa 5 – Rude Love é minha música preferida delas (All Night tb é Gostosa)

    Melhor Faixa 6 – Step (sei que muitos vão preferir Diamond mas eu amo Step, Love tb é ótima)

    Melhor Faixa 7 – Traveler a única Faixa 7 realmente legal em um álbum delas.

    Melhor Faixa 8 – Me recuso a escolher entre Airplane BomBangBolm e Papi essa é a pior track pra escolher só tem Hino nessas.

    Melhor Faixa 9 – Drácula

    Melhor Faixa 10 – When I’m Alone

    Melhir Faixa 11 – Paper Heart ( só o Pink Tape e Red light chegam até 11 músicas)

    Melhor Faixa 12 – Ending Page ( só o Pink Tape chega até o 11)

    MELHOR ULTIMA MUSICA EMOTIVA PRA TERMINAR O ÁLBUM – Em um contexto Ending Page funciona melhor mas eu prefiro When I’m Alone.

    MELHOR BALADA – Sorry Dear Dady é simples e curto a letra, Beautiful Goodbye tb é ótima.

    PIOR BALADA – f(x) não é um grupo que tem mais de meia dúzia de baladas no catálogo e as poucas que tem são até boas, mas a mais chatinha acho que é Goodbye Summer com o mano do Exo

    PIOR SINGLE – Chu~❤ Sem comentários acho que todos concordam, nem pra Faixa filler eu ponharia isso em um álbum meu.

    PIOR ALBUM TRACK – Tem várias mas eu não aguentaria um dia ouvindo Gangsta Boy ou Summer Lover acho horríveis.

    MELHOR SINGLE – Como tá escrito na faixa q amo todos mas 4 Walls pra mim tem valor sentimental.

    MELHOR ÁLBUM TRACK – em um top 3 pra não ser injusto Airplane, Rude Love e Papi. Mas Rude Love Ganha

    Tá aí tudo que eu acho do meu grupo favorito não só do capope mas no geral mesmo, não participo de fandoms não sou histérico louco, não tenho álbum físico nem camiseta, nem meia, nem mochila e lancheira do grupo, desculpa ae.
    Mas eu adoro as MUSICAS delas então me dou o luxo de elogia-las e difama-las o quanto eu quiser bjs espero que tenham gostado.

    Gostar

    1. Esqueci de falar de características tipo:

      MUSICA MAIS EXPERIMENTAL: O lema do grupo é fazer música experimental e a melhor nesse quesito é Rum Pum Pum Pum que poderia tocar nos carnaval por aí bem de boas, Nu ABO tb é bem bizarra com aqueles gritos de pessoas no fundo.

      MELHOR CAPA DE ALBUM : Eléctrico shock essa porra da medo, tb curto a de 4 Walls por ser um bagulho mais sério High profile e minimalista que eu curto bastante, porém todas as capas delas são muito legais.

      PIOR CAPA DE ALBUM : O Repack de Hot Summer acho simples de mais pra ser no mínimo chamado de minimalista.

      MELHOR DIVULGAÇÃO: 4 Walls o único que teve de fato divulgação

      Gostar

      1. 4 UÓLS UÓLS UÓLS UÓLS VENCEDOR
        Achei que ce foi tedencioso. RL e 4W tem exatamente o mesmo nivel, só que propostas diferentes.
        De qualquer forma, eu prefiro o 4Walls, mas vou fingir que prefiro o RL pq a peça nao ganhou uma se quer…

        SEMANA QUE VEM, PELO AMOR DE DEUS, FAZ DO MODERN TIMES EPILOGUE CONTRA O LAST FANTASY

        Gostar

  7. Eu também acho o 4 walls bem mais coeso e redondinho mesmo, algumas músicas do Red Light pra mim só funcionam até a metade e depois fica uma porcaria. Infelizmente as pessoas se apegam muito a estética forte impactante do Red Light e acha que isso faz o álbum melhor que realmente é, mesma coisa com o Pink Tape. Todos os 3 álbuns são bons, mas enquanto RL e PT tem faixas que não descem mesmo no 4 walls só Glitter que é uma porcaria. Eu sou mais fã da estética indie minimalista então até nisso gosto mais do 4W, apesar que meu coração de Sulli fã me odeia por isso.

    Realmente a trindade ldn noise é a melhor coisa do 4W, mais um motivo que mostra como os trabalhos deles pros grupos experimentais da sm, f(x) e SHINee, é extremamente superior a qualquer coisa que eles possam fazer pros outros atos. #Volta2k15

    Gostar

Deixe uma Resposta

