Vamos conversar um pouco sobre essa história de “girlgroup da nação”?

Quando essa história de “alguma coisa da nação” começou a viralizar entre a fanbase eu estava jurando que era pelo deboche. Tipo para dar algum praise para flopados e ter menos dor no coração vendo suas faves fracassando com seus smash anthems injustiçados (cof cof Dal Shabet cof cof) ou pelo menos para enaltecer seu grupo/idol, nunca parei para pensar que isso poderia ser levado a sério em algum momento por alguma pessoa. Mas pelo jeito alguns fandoms estão levando as coisas para outro nível e criando verdadeiras baixarias por conta disso. Em especial, Sones e Onces discutindo em volta de TWICE ser ou não o novo girlgroup da nação substituindo SNSD. Aliás, tá aí uma pauta pouco explorada na internet né, afinal qualquer coisa envolvendo SNSD x TWICE anda gerando tretas pesadas por aí… Mas eu honestamente não quero dar gasolina para o povo sair se queimando (Ou me queimando, não sei), só achei algo que poderia render post nessa madrugada quente pra caralho de hoje.

Eu tenho meus motivos contra e a favor dessa sucessão a coroa criada pelas fanbases, mas acho a forma com que isso está sendo discutido nos fóruns e grupos por aí meio exagerada para ambos os lados. Vou aqui levantar alguns argumentos comuns que vejo por aí sobre essa treta e levantar minha opinião toda estudada e estruturada em “O que eu acho sobre isso?”, e vocês fazem a mesma coisa concordando ou discordando comigo, e assim movemos o mundo. Vale lembrar que o texto é focado nos Sones mas tem TREZENTAS OUTRAS FANBASES que podem ser encaixadas nisso, só que essa fanbase em específico é a que está saindo mordida por terem arranjado “uma substituta” para suas faves. Poderia estar sendo mais útil para a sociedade falando de temas mais relevantes para nosso futuro e cultura? Poderia, mas é, esse blog não tem essa intenção.

“Mas só view e vendas não dá para colocar TWICE como grupo da nação”

É FATO que TWICE não é algo que move a onda hallyu com tanta expressão ou que tenha convertido velhos adeptos do kpop ao seu som para colocarem no mesmo auge que o auge do SNSD, mas também É FATO que a Coreia está deitando para o que essas meninas vem lançando. Só ver o Twicecoaster Lane 1 prestes a se tornar o mini-álbum feminino mais vendido DA HISTÓRIA DO GAON, por exemplo, sendo que ele já é o álbum feminino mais vendido na Coreia desde I Got A Boy do próprio SNSD, ou as views monstruosas e quebrando recordes e mais recordes de um grupo, até aqui, novato. Além disso, está rolando uma certa hipocrisia uma vez que, há alguns anos atrás, o que mais tinha era a mesma fanbase jogando na roda todos os números de vendas e views possíveis para botar a superioridade da fave na mesa.

“TWICE já tem diversos feitos e com pouco mais de 1 ano, novas rainhas do kpop sim”

Vamos com calma. Do mesmo jeito que um grupo pode ter uma ascensão rápida, elas também podem cair. Justamente por serem novas que não dá para colocar em um patamar de lendas do K-pop como SNSD possui. Elas são fenômenos, estão se tornando icônicas e não vai demorar para chegar à níveis de consolidação se continuarem nesse ritmo, mas o status de lenda só se consegue com o passar do tempo mesmo. Tem N outros fatores que levam a esse status, aliás, um deles sendo o impacto internacional que o grupo ainda não possui com tanta expressão.

“Exato. Elas não são um símbolo da onda hallyu. Como chamar elas de grupo da nação então?”

Não é a mesma coisa. 4minute, por exemplo, sempre foi um grande representante da onda hallyu, mas nunca foi tão expressivo assim dentro da Coreia. Assim como KARA nunca foi lá tão expressivo fora do eixo Coreia-Japão mas dentro foi um fenômeno por bastante tempo. TWICE entra na mesma categoria do KARA, enquanto SNSD é um dos poucos girlgroups a conseguir ser um fenômeno dentro e fora da Coreia. O ponto que quero chegar é que TWICE, atualmente, é um grupo que dá para ser chamado de “Grupo da Nação” sim, mas não do mesmo jeito que SNSD é chamado, e nisso rola uma espécie de saudosismo, já que os kpoppers “mais vivídos”, digamos assim, são bem agarrados ao que foi fenômeno na geração passada, simplesmente não dando chance ao que venha de novos nomes. Tudo bem que a discografia do TWICE não é lá uma das melhores dessa nova leva, também, mas enfim.

“Por que chamar de grupo da nação um grupo que nem tem música boa direito?”

Subjetividade é foda de questionar, mas discografia por discografia, a do SNSD também não é lá grande coisa, viu?! Até entendo a fanbase defender a parte Shoujo Jidai, mas a discografia coreana delas tem muita bomba em forma de música, e nada disso impediu SNSD de ter o sucesso e impacto que tem. Sucesso e impacto que TWICE está conseguindo hoje, inclusive. Sim, você pode considerar as músicas do TWICE horríveis e comentar sua indignação dos singles serem superestimados, só que essa coisa mais pessoal de nossas opiniões em nada muda o status dos grupos. Eu achar SNSD em coreano meia boca não muda nenhum título e em nada altera na influência do SNSD no K-pop, assim como você achar TWICE meia boca não altera em nada a influência que TWICE vai adquirindo nesse crescente sucesso.

“O que você quer dizer com tudo isso, seu once encubado?”

Que as fanbases fazem muita tempestade para pouca música boa em 2016. Colocar TWICE como front runner de uma onda hallyu no ocidente basicamente liderada por boybands e fazer delas as novas SNSD HOJE é um baita exagero por parte dos onces, considerando toda a história do primeiro grupo. Mas subestimar o poder do TWICE em 2016 no K-pop também é um exagero e tanto não só para os sones, mas também para boa parte dos haters de TWICE. É difícil levantar grandes títulos para um grupo com tão pouco tempo, então acho que todo mundo deveria esperar mais um pouco para ver até onde TWICE chega. Mas que TWICE é, hoje, um girlgroup que representa a nação coreana, isso é um tanto quanto inegável, e resta apenas lidar com isso.

Anúncios

46 comments

  1. TWICE é da JYP. Isso já significa algum peso no futuro do kpop. Eu não gosto nenhum pouco daquelas piação que elas lançam, mas nem por isso finjo que não vejo suas conquistas. Sem querer me gabar, mas acho que é isso que falta pra quem fica com essas besteiras.
    Um dia, SNSD vai acabar, e alguém vai assumir o posto de maior girl group da Coreia. ISSO É ALGO OBVIO. pode ser o Twice, Sistar, ou sei lá, algum grupo novo que ainda vai debutar.
    P A Z

    Gostar

  2. Se JYP não dizer cagada q nem fez com as Wonder Girls, é só esperar q twice assume o trono das garota geração daqui um tempo (um ano? dois anos? Não sei). Mas né, snsd só começou a lançar música boa com 2 anos de idade (gee e genie lá em 2009), então vamos esperar pra ver q q twice vai desovar. Por enquanto tudo q a gente tem é i’m gonna be a star…….

    Gostar

  3. Gostei muito dessa pauta sua e achei interessante. Eu só vim acreditar na popularidade do Twice quando vi o número de haters que cresciam_ a níveis chegando contagiantes_ enfim, gosto das meninas e torço sempre para os girlgroups ganharem um nome e bastante reconhecimento. Achei incrível elas terem quebrando tantos recordes em menos anos de carreiras, mas também podem cair, mas ninguém sabe.
    Minha maior afeição é por Jihyo, a líder do grupo que passou foi quase( ou foi) 10 anos para poder debutar, foi uma das trainees mais velha do grupo e vendo elas conseguirem fico um tanto alegre.
    Bem, como ouvinte velha e pelo SNSD, 2ne1_rip_ e T-ara terem me trazido pelo kpop, lhe digo se elas continuarem nessa subida podem ter apelo internacional mas só Deus sabe

    Gostar

  4. por mim não da pra dizer nada agora, mas em breve SNSD vai acabar e se JYP administrar bem Twice vai continuar e nesse rítio sendo o girlgroup mais expressivo.

    Acho que rola a mesmo é gente que não aceita que uma geração está acabando e nascendo outra, vejo a mesma coisa em gente falando nossaa 2NE1 acabou agora o capope morreu, sendo que tem tanta gente nova aí fazendo muito sucesso.

    Twice ainda ta longe de superar muitas coisas que SNSD representa, mas um dia as divine8 não vão mais existir. Cada geração vai ter seu grupo da nação, simples assim

    Gostar

  5. Eu não sou hater de Twice, mas só vou aceitar que elas são o grupo da nação quando lançarem uma musica realmente boa. Não tenho nada contra as meninas, acho elas lindas, e carismáticas mais ainda falta muito pra elas em questão de qualidade. No grupo apenas Jihyo realmente canta (e o vocal dela nem é acima da media pra falar a verdade), o grupo tem potencial pra dançar, mas só lançam coreografias super básicas, tenho até dó de Deus Momo por desperdiçar tanto potencial. E a gente não pode esquecer que o JYP pode foder com tudo ainda, ele agencia o ato super bem no começo de carreira e depois começa a fazer cagadas. Twice é um grupo muito superestimado, sua fanbase é muito nova, qualquer escândalo que elas se meterem é o fim pra elas, (aquele escândalo politico da Tzuyu basicamente matou o grupo na China). A gente sabe bem que na Coreia quando um grupo está indo em direção a parede inquebrável ele simplesmente despenca. Vamos torcer para que nada aconteça com o Twice e elas lancem musicas que mereçam quebrar os recordes que elas estão quebrando.
    ps: tbm não sou Sone só pra constar.
    ps2: é meu debut nos comentários, sempre li o blog mais nunca comentei.

    Gostar

  6. Fico impressionada com os feitos do Teice e gosto das músicas delas mas, se pudesse escolher, o próximo gg da nação seria o GFriend por vários motivos. Mas como nãp sou eu que escolho e essa não é a pauta, não entendo pq tem tanto Sone se doendo… Sou Sone desde 2011 mas sei que um dia as Soshis vão se separar (assim como todos os grupos um dia acabam) então é bom ver que tem grupos novos com potencial para “substituí-las”.
    E onces, queridxs do meu kokoro, vamos nos acalmar né? Twice ainda tem muito pra crescer e essa rixa toda pode ser até prejudicial para elas. Não é bom comparar grupos novatos com grupos antigos e renomados.

    E por mais fandons amigáveis entre si como Shawols e Carats ☆☆

    Gostar

  7. Acho que ainda é cedo para considerar Twice o “grupo da nação”, acho que elas são sim as queridinhas do momento, mas ainda não estão nesse patamar. Como já comentaram: se o JYP não fizer besteira como fez com TODOS os atos anteriores dele, acredito que o grupo tem sim potencial para isso. SNSD já fez sua marca, quer as pessoas aceitem isso ou não e por enquanto acredito que a Coréia do Sul continua vendo o grupo como grupo da nação, é só ver a música que eles cantaram nos protestos contra a presidente deles e a como música Into The New World foi parar em primeiro lugar nos charts, SNSD vai continuar com o seu posto até o disband e vai ser sempre uma referência no meio do kpop. Torço que o Twice chegue lá um dia, elas ainda possuem muitos defeitos a serem corrigidos, mas tem que dar um desconto que o grupo ainda é novo.
    Dá até uma dor no coração saber que SNSD está chegando ao fim, elas construíram um legado e tanto.

    Gostar

  8. O Twice logo vai ter um concorrente, as SM16(sla como se chama as Trainnes garotas do futuro novo ggroup da SM), pode ser que a rivalidade começe entre TWICE e as SM16, vamos ver, é meio cedo para saber qual sera o grupon futuro da nação, mas ainda quem comanda o posto é SNSD

    Gostar

  9. Sempre achei essa coisa de grupo da nacao coisa de quem nao tem o que fazer, desde que os tempos de SNSD x 2NE1. Isso eh muito relativo e nao acrescenta em nada, nem pro grupo e nem pro fandom. Nao acho que ha O grupo da nacao, existem alguns grupos mais famosos, o que tbm depende do criterio adotado.
    Quanto a Twice, o grupo ainda eh mto novo, dizer que elas nao representam o mesmo que SNSD representou eh redundancia. Obvio que nao representam, sao novas e o momento eh outro para o kpop em geral. Falar em musica boa tbm eh ridiculo, a gente sabe que o kpop eh baseado em imagem. Tem uma pa de grupos com discografia mto melhor que a do SNSD, mesmo considerando os lancamentos japoneses, mas que nao tem tanta fama. Via de regra os minis do SNSD tem umas duas ou tres musicas boas incluindo a title track e o resto eh filler. E isso eh falo como alguem que acompanhou o grupo por mto tempo e comecou a gostar de kpop por causa delas. Na minha opiniao, a maior diferenca eh o momento. SNSD comecou e teve seu pico no auge da tal onda Hallyu, quando o kpop tava se expandindo para o Japao e para o mundo. A concorrencia era menor tbm. O momento que o Twice encontra eh outro e por isso nao faz sentido a comparacao.

    Gostar

  10. Sinceramente, isso de usar números para dizer que grupo X ou Y é famoso muitas vezes não significa nada. Por exemplo, os views no Youtube. Temos artistas sertanejos com muito mais views que Twice, mas isso não significa que o cara seja realmente reconhecido no país, mas que tem uma fanbase forte que está ali todo santo dia clicando no vídeo. Mesma coisa para venda de álbuns. Exo também vende horrores, mas é a fanbase que sustenta. O mesmo pode está acontecendo com Twice, com os fãs comprando várias cópias do mesmo CD.

    Acredito que elas tão cada dia mais sendo reconhecidas no país, ainda mais pelo fato de estarem em mil programas e propagandas atualmente, o que vale muito mais que vendas de álbuns e views no Youtube.

    Antes de SNSD, outros grupos já tiveram sua relevância, mas talvez agora a gente veja isso de forma mais evidente porque muito mais gente está acompanhando essa troca de gerações que a do inicio dos anos 2000 para essa que está terminando.

    Gostar

  11. Sendo sincero? Acho essa discussão uma grandessíssima perda de tempo. Não sei se é porque nunca fui desses fãs que discutem e enaltecem o fave 24/7 (tanto que tô pouco me importando com as vendas dos meus faves), mas acho que isso é gastar tempo e saúde (afinal, muita gente perde as estribeiras com esse troço) a toa.

    MASSS, eu concordo com as coisas que você disse, principalmente com a da discografia de ambos os atos (se ainda fosse uma discografia alá Wonder Girls, BEG, f(x) ou Miss A eu entenderia os argumentos dos fandoms, só que né). Mas na minha visão não há motivo pra discutir tanto sobre um simples título, sabe? O grupo tá lá, vendendo, fazendo sucesso, dizer que ele é ou não o grupo da nação não vai fazê-lo melhor ou pior.

    Gostar

  12. Eu sinceramente gosto de muita pouca coisa e nova geração e sou uma dessas velhas capopeira que fica reclamando e vangloriando os bons tempos hsusbjsb
    Mas sendo sincera? É inegável pra mim não dizer que o estrondo que Twice está tendo não me lembra o mesmo que GG teve em outra geração. Lógico que acredito que o grupo so vai mostrar que veio para ficar como o grupo mais forte da nova geração DE conseguir manter isso com o tempo como GG fez oq basicamente vai ser mais difícil pq estamos falando de JYP. Mas logo de início pelo que parece é que o grupo criou mais alicerce ja que mesmo trocando o estilo um pouco de shyshyshy pra TT as vendas digitais e físicas não decairam.

    Mas enfim resta aceitar sones que assim como voces enchiam a nossa paciencia com numero de vendas e views chegou um fandom que vai fazer o msm com vcs e com “provas ” pra isso. O jeito é parar de se apegar a títulos e aceitar que a geração passada do KPop está chegando ao seu fim. Você aceitar isso ou não não vai mudar os status dos grupos atuais. (Vai por mim eu fiquei na negação por bastante tempo com BTS)..

    Gostar

  13. Eu acho que é muito cedo pra dizer que TWICE é o grupo da nação, mas não tira o titulo delas serem O Girl Group de 2016.
    Elas lançaram musicas que fizeram sucesso, o mérito é todo delas. Eu não acredito que o grupo possua tantos erros como citaram em comentários anteriores, acho que elas só precisam continuar no caminho que estão e evoluir, elas estão construindo uma base sólida sem copiar ninguém, apenas pegando suas próprias referencias e seu próprio caminho. Se tem gente que odeia, paciência, ninguém é obrigado a gostar de nada, meu conselho é parar de ser chato viver de lembrança de suas faves no youtube ad infinitum e pronto.

    PS: não tenho favoritas no kpop, acompanho todas e se a musica é boa to pouco me lixando se é um grupo da nação ou um nugu de empresa de fundo de quintal. PAZ NO KPOP

    PS: meu debut nos comentários #buyTToniTunes

    Gostar

  14. Como boa hater do Twice vim aqui destilar meu ódio.
    Primeiro, elas são muito fracas no canto e na dança, GG quando debutou era bem melhor, mas gfriend é bem melhor que SNSD quando debutou na dança. E ela cantando me doem os ouvidos. Embora são bonitas e carismáticas.
    Outros grupos tiveram relevância Sistar, EXID e 2NE1. Mas poucas conseguiram o feito de SNSD vender feito boyband.
    Se elas vão ser ou não o novo grupo da nação é esperar para ver. (No fundo espero que sim, que o kpop continue fazendo sucesso no ocidente).
    E como Sone, sei que as soshi já estão numa idade que essa vida de idol é muito cansativa, algumas querem casar ou expandir as atividades individuais. E como a demografia do kpop é no geral gente de 10 a 20 anos, a tendência é q gostem de coisa mais da idade deles.
    Enfim, que Twice é um fenômeno, isso é. Mas So nyeo shi dae já é lenda no kpop, tanto pela longevidade do grupo. Quantas girlbands de 10 anos vcs conhecem, quanto pelos recordes. Mas recordes estão aí para serem quebrados.

    Gostar

  15. Ice Princess está voltando !!
    A fada está linda !!
    Singer and entrepreneur
    Jessica will release a
    new album after 7
    months!
    On November 30, Coridel
    Entertainment gave a
    glimpse of Jessica’s
    upcoming album
    “Wonderland” with a new
    set of photos.
    Last May, she dropped
    her first solo album “With
    Love, J,” which she
    actively participated in
    writing, composing, and
    producing. Her title song
    “Fly” topped eight music
    charts, and also ranked
    first on the Hanteo
    Weekly Chart and Gaon
    Weekly Album Chart.
    Her agency revealed,
    “This upcoming album
    will also demonstrate her
    unique musical range
    and qualities.”
    In the teaser shots,
    Jessica is looking
    alluring and ethereal as
    she takes a walk around
    “Wonderland.” The album
    will be released on
    December.

    https://scontent.fcwb2-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/15171174_1812658779010981_5536867022128138741_n.jpg?oh=ef3db5958a3bb74a42a363d6d280c35f&oe=58AF0849

    Gostar

  16. Twice pode muito bem ser o novo SNSD, assim como BlackPink pode ser o novo 2ne1 e Red Velvet as novas Wonder Girls, tipo, é tudo bem subjetivo, mas que está tendo uma substituição está, e grande parte disso é fã saudosista que tá triste pelos disbands…

    Gostar

  17. Vamos começas que foram os próprios coreanos e até mesmo um político importante de lá que nomeraram SNSD “o grupo da nação”, pelos inúmera popularidade e prêmios ganhos, isso não é invenção de sones. Elas passaram por muita coisa (black ocean) em uma época que quase nem existia girl group, em que o kpop nem era tão expandido pro ocidente e grande parte do oriente também, em que 1 milhões de views, e 50k de vendas era muita coisa. SNSD quebrou inúmeras barreiras, trouxe milhares de sones e kpoppers, estabelceu records, bateu de frente com boy groups, além de etc etc mimimi.
    A questão é que Twice tem muito a melhorar (danças bem bleh e vocais chorosos) e muito arroz com feijão pra comer, pra se comparar um grupo rookie (que está no seu boom, como quase todo grupo alcança) com um grupo lendário de 10 anos.
    E EU NÃO SOU HATER DE TWICE, EU GOSTO DAS MENINAS, MAS THIS IS MY OPINION.

    Gostar

  18. quem liga pra esses dois grupos nugus twice e blackpig quando red velvet lançara a nova gee no proximo comeback em janeiro de 2017 com o the red 2? red velvet novas rainhas novas snsd todo mundo copia elas igual copiavam snsd, twice flopadas viraram as novas wonder girls e blackpig irão virar o novo 2ne1, red velvet novas rainhas do kpop,apenas aceitem.

    Gostar

  19. SNSD RAINHAS
    OBRIGADA POR TUDO
    MINHAS LINDAS EU AMO
    DEMAIS VOCÊS,
    OBRIGADA POR TEREM
    ME LEVADO AO KPOP,
    POR TER ME FEITO
    PEGAR GOSTO PELA
    ÁSIA, AMO VOCÊS
    MINHAS PRINCESAS
    CUTES, VOCÊS FORAM A
    PRIMEIRA GIRLGROUP
    QUE EU CONHECI E
    DESDE ENTÃO SOU
    APAIXONADO POR
    VOCÊS. MUITA COISA JÁ
    SE PASSOU, MAS PRA
    MIM VOCÊS AINDA SÃO
    AS 9 MENINAS FOFAS
    QUE EU AMO E NUNCA
    VOU DEIXAR DE AMAR,
    VOCÊS SÃO TUDO PRA
    MIM MINHAS LINDAS.
    TAEYEON EU TE AMO
    DEMAIS MEU AMOR,
    VOCÊ É MINHA LUZ E
    TUDO PRA MIM,
    OBRIGADO POR SER A
    CANTORA MARAVILHOSA
    QUE É, EU TE AMO
    DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!!!
    JESSICA JUNG EU TE
    AMO MEU AMOR E TE
    DESEJO MUITO
    SUCESSO NO RAMO DA
    MÚSICA ASSIM COMO
    VOCÊ SEMPRE TEVE, EU
    TE AMO
    RAINHAAAAAAAAAAAAAA
    SNSD RAINHAS

    Gostar

  20. Enquanto existir SNSD, elas serão o grupo da nação, podem ficar anos em hiato que o título será delas. E não foram os fans unicamente que deram esse título a elas, foram pessoas importantes na industria fonográfica e até no meio político. E pelo que sei, quem começou essa de “novo grupo da nação” foram os fans do TWICE, o que é bem comodo para eles, fora isso, nem a própria Coreia as consideram para tal posto. TWICE é um fenômeno atual, e isso é indiscutível, mas elas são as queridinhas do momento, nada além.
    Lógico, SNSD não vai ficar pra sempre na indústria, e é obvio que o título será passado a outro grupo. Assim como BigBang é considerado o grupo masculino da nação, e vai ser até darem o disband ou oficialmente passarem o título.
    Por hierarquia e importância, se algum grupo vier a ganhar o título, provavelmente será Apink, que é considerado o grupo nº 2 na terra do sol nascente.
    Cada fandom acha que o seu grupo é o “grupo da nação”, mas alguns “títulos” vão além do fandom, incluem opiniões de pessoas especializadas na industria fonográfica, e por incrível que pareça até de políticos, e pra chegar a tal patamar, TWICE ainda tem que ralar muito.
    Quem não entendeu vou usar um exemplo mais universal, Madonna, a rainha do pop. Embora surjam trocentas cantoras, diversas especulações de novas rainhas do pop, a única rainha do pop é a Madonna, e vai ser até se aposentar ou ela passar o trono para outra. O mesmo com o SNSD, e se elas derem disband esse ano, o título provavelmente será do Apink. O que pra mim é mais justo, e caso não sejam elas, que elejam as Namoradinhas.

    Gostar

  21. A única coisa que me incomoda no TWICE é o vocal.
    Eu tenho acompanhado elas por causa da Momo e da Jeongyeon -a espera de uma sub unit com as duas. JYP tá desperdiçando o talento da ‘main dancer’ com aquelas coreografias e a outra que é vocalista líder e o vocal mais estável do grupo tem pouquíssimas linhas.

    Gostar

  22. Qnd entrei no kpop achava q td grupo era popular feito o SNSD, foi com passar do tempo q vi q n era assim. Mas eu só comecei a considerar o SNSD como o grupo q representa a Coreia, qnd vi um reality com Yuri e
    a Sunny(tbm tinha a Hara, Hyuna, Hyomin) indo pra uma área rural da Coreia. Lá elas meio q pararam num armazem e um ajhusshi reconheceu a Yuri e cantou uma parte de genie até a Yuri se surpreendeu.
    Qnd eu entrei no kpop só via rixa de SONE e Blackjack. Em 2014 começaram a se falar q as próximas snsd seria o Apink. Em 2015 só se falava do debut de Gfriend o qnt tinha uma semelhança com itnw e como a Sinb era parecida com a Jessica. O SNSD é um grupo com uma representatividade enorme, foi o grupo q me trouxe ao kpop e sei q pra mts pessoas tbm. Com o Twice eu n vejo ainda isso, mas elas me lembram mt as soshis no começo do snsd.
    Mesmo sendo de empresas diferentes as pessoas n cançam de confrotar esses grupos. N vejo ninguem falando algo assim entre bts/exo vs big bang. Uma das coisas q mais sinto orgulho do snsd e do 2ne1 (sei q nem foram chamadas) é q elas tiveram forças pra bater de frente com boys grupos. Ganhando premios como album e artista do ano.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s