A fanbase se contentava com pouco? Uma análise pessoal sobre o que foi a carreira do 2NE1

Uma das coisas que me faz ter vontade de viver entre os kpoppers é a reação de nós com lançamentos mainstream, tanto por quem gosta quanto por quem não gosta do ato em questão. E com “Goodbye”, a farewell song do 2NE1, uma coisa me chamou a atenção: A quantidade de pessoas que acharam que a fanbase se contentava com qualquer coisa que 2NE1 lançasse. Essa é uma reação comum em qualquer fanbase descontrolada das ideias para enaltercer a fave, mas especificamente com o 2NE1 essa reação não é de hoje. Em 2012, mais ou menos, enquanto ouvia um podcast de K-pop falando de 2NE1 e achava a ideia de podcast um máximo, uma das participantes do podcast falou que os blackjacks davam muito praise no 2NE1 tratando como o grupo mais fodão com a melhor discografia que o K-pop poderia ter. Na época, o grupo tinha lançado 1 álbum e 2 EPs com 3 anos de grupo.

Passaram 5 anos e tivemos “Goodbye”, o single de despedida de 2NE1 que foi feito para todos os propósitos (Essa música já se passou desde sobra do debut americano da CL que ainda não aconteceu até carta de despedida para Minzy) sendo que a intenção de ser uma despedida do 2NE1 para os fãs passou bem longe. E o comportamento da fanbase não mudou. É estranho ver que chegamos nesse ponto: Blackjacks achando um máximo um descarte americano feito sabe-se lá quando promovido como single de despedida para eles. Mas para entender como chegamos nisso vamos voltar para o debut do grupo, lá em 2009 mesmo.

2NE1 já debutava na hype de ser “A nova evolução do século XXI”. Um título muito pretensioso por parte da YG? Sem dúvidas, mas que acabou de fato sendo verdade, pois o 2NE1 vinha com visual e sonoridade inovadores para o K-pop daquela época. Muitas cores, penteados ousados, figurinos “futuristas”, somzão EDM cheio de autotune com bastante replay factor, algo novo em um ano no qual a imagem de girl next door era bastante promovida entre os girlgroups. 2NE1 prometia ser um fenômeno e acabou sendo um fenômeno propriamente dito, mesmo que na prática elas não estavam muito diferentes do que atos como Black Eyed Peas e Ke$ha estavam lançando na época aqui do nosso lado do globo.

Não demorou muito para 2NE1 se estabilizar como um dos grandes nomes do K-pop ao lado de SNSD e Wonder Girls, mas o que chamava a atenção era o estilo diferenciado de promoção. Enquanto quase todos promoviam title tracks por um tempo na divulgação de seus releases, 2NE1 apostava em vários singles/MVs antes de lançar o álbum, dando um tempo de promoção maior para o mesmo e disfarçando a escassez de coisa nova. De 2009 para 2011 foram, realmente, 1 álbum e 2 EPs. Numa comparação rápida, no mesmo período:

  • SNSD lançou 2 álbuns, 2 reckpaged albums, 1 álbum e  japonês e 3 EPs.
  • KARA lançou 2 EPs, 2 álbuns, 2 álbuns japoneses e relançou um 3º EP.
  • 4minute lançou 1 álbum, 2 EPs, 1 álbum japonês e 3 singles japoneses
  • Wonder Girls lançou 1 álbum e 1 single, mas tem a desculpa da burrada de ficarem uns 2 anos tentando fazer carreira nos Estados Unidos.

Ainda que 1 álbum e 2 EPs em 3 anos não era algo tão alarmante assim para o padrão ocidental, estava bem abaixo do ritmo de lançamentos no mercado asiático. Até aqui, lançar pouco material parecia uma forma de não desgastar rapidamente a imagem do grupo com o público devido a esse estilo de promover vários singles em um período de tempo, mas depois acabou virando bagunça mesmo.

Entre 2012 e 2013 rolaram alguns singles digitais, singles esses que não tiveram aquela aceitação massiva como elas tinham de outrora. No Japão foi lançado COLLECTION, um festival de versões japonesas de singles antigos, 1 cover de Like A Virgin e um remix de She’s So, do M-flo com participação delas, e a única inédita de fato era SCREAM, que já tinham lançado uns meses antes como single. Os singles de 2013 ainda vinham com a promessa de um novo álbum, que acabou não saindo por diversas razões. No lugar, depois de vários adiamentos, saiu CRUSH, projeto no qual esses singles não participaram na sua versão original e acabaram preenchendo espaço na versão japonesa do álbum. A única que sobreviveu do projeto de 2013 no CRUSH (Que a gente saiba) é Happy, por conta de já terem feito um MV para a música e acharam melhor não jogar dinheiro no lixo, usando a música para encher tracklist do álbum, além de ser 1 vídeo a mais para promover o mesmo.

Nesse período a fanbase já enchia o saco da YG porque eles queriam álbum, queriam comeback, queriam coisas físicas do 2NE1, e não somente um monte de single de digital. Mas era numa condição em que a fanbase era refém da YG, pois independente da demora, promessas não cumpridas e descaso que a empresa tinha, qualquer migalha liberada com o nome delas seria comprada aos montes. 2NE1 tinha um nome forte e sólido desse jeito, até rolar o escândalo de drogas com Park Bom no meio das promoções do CRUSH. A partir daí foram 2 anos do que conhecemos hoje: Incertezas, mais promessas não cumpridas e adiamentos, Minzy pulando fora do grupo poucos meses antes de anunciarem o fim e uma carreira de buzz singles da CL nos Estados Unidos para a gente rir um pouco. E de cobrança de material novo, blackjacks passaram a implorar que elas lançassem qualquer bosta nesse período, e “Goodbye” foi a YG mandando os fãs pararem de encher o saco mesmo.

Excluindo versões alternativas e remixes e incluindo os solos/duos que foram lançados em álbum, 2NE1 entregou em 7 anos 36 músicas, sendo divididos em 2 álbuns, 2 EPs e alguns singles digitais. Foi uma discografia bastante curta até mesmo para padrão ocidental, e todos ali estavam se contentando com pouco quando o assunto era 2NE1. Mas isso nem tanto por analisar qualidade ou não, mas é se contentar com pouco material mesmo. E as músicas do 2NE1, como já tinha comentado antes, envelheceram muito mal (Aparentemente não só comigo), o que acaba diminuindo o impacto de 2NE1 na indústria.

É óbvio que o grupo vai ser lembrado pelas suas integrantes, a personalidade e carisma distintos de cada uma delas e o novo jeito de se fazer um girlgroup, sem muitas coreografias elaboradas e sincronizadas e com muita força e presença de palco, mas não é algo que se reflita musicalmente. As músicas do 2NE1 são músicas que, em sua maioria, funcionaram na época de lançamento e param ali mesmo, não dá muita impressão de serem músicas que sobrevivam aos anos (Talvez só I Am The Best consiga isso… talvez) e daqui há um tempo só quem sobreviver da fanbase ainda vai ligar para o que foi o grupo. 2NE1 vai ser um grupo memorável pelo que elas foram como grupo, mas não pelo que foi produzido enquanto a marca 2NE1 existia.

40 comments

  1. Gosto de 2ne1, mas o grupo é muito superestimado. Cl então, nem se fala. A Mina nem tem carreira no rap, o povo já fala que ela é a maior rapper do kpop.
    Não tem indícios de umas rimas lives dela na internet, e os fãs endeusam.
    É um grupo como qualquer outro: tem a que não canta e só esta lá pra ser bonita (Dara), a que tem talento mas é ofuscada\ não dão oportunidade (Minzy), a pseudo-rapper (Cl), e a main vocal (Bom). É isso, todo grupo tem isso.
    E meu outro problema com a nova evolução do séc 21 é: Eles nunca promoviam minhas músicas favoritas.

    Liked by 1 person

    1. Concordo plenamente, principalmente com a parte da CL. Tem rappers muito melhores que ninguém nem liga.
      Eu gostava muito do estilo, principalmente porque menininhas aegyo não são minha praia, mas as músicas envelheceram mal, hoje, eu ouço uma ou outra música e o resto eu acabo pulando na playlist. (Eu amava Crush, hoje acho ela detestável).

      Liked by 1 person

  2. Eu não sei se é pq fui stan das veias do KPOP mas eu acho que o segundo mini delas envelheceu bem pra mim. Eu consigo continuar gostando das 4 faixas sem parecer que elas foram lançadas tanto tempo atrás…
    Mas sobre a contentar com pouco é verdade. 2NE1 marcava mais pelo que significava sua imagem na indústria do que pela quantidade de material. A YG sempre faz o máximo pra mascarar a falta disso fingindo com singles elas estavam sempre na mídia… O que naturalmente ja é uma coisa normal na empresa mais piora ainda mais com grupos femininos ou solos…

    Eu talvez não estaria tão mal como BJ se visse algum grupo que ao menos tem a sombra da imagem forte e individual que 2NE1 aparentava ter (não precisava ser necessariamente girlpower ja que esse está morto na coreia). Mas eu realmente vejo so os girlgroups voltando aquela fase horrenda pré hallyu onde ngm ligava pra diferencial so botava umas minas harmonizando bem, uma música meia boca com white aegyo e tava tudo certo.
    E acho que tudo piora ja que os outros girlgroups aí eu gostava ja morreram ou estão quase…
    A nao ser que Stellar e 9muses consigam um desflope vai fancam ou dreamcatcher mantenha o conceito e re-debut nada mais me chamou se quer atenção desde 2014 pra cá. …

    Liked by 1 person

    1. …ter conhecido o 2ne1 depois de toda essa treta msm, ainda hoje tem coisa do snsd que eu nunca ouvi por preguiça, e com o 2ne1 foi super fácil e tals, até o bts que tem tipo uns 3 anos de grupo tem mais coisa que elas… Foda… E o pior é que ikon/winner/blackpink tão indo pelo mesmo caminho, parabains yg.
      Eu não acho que as música do 2ne1, tirando metade do To Anyone, envelheçeram tão mal assim, o auto-tune de algumas músicas é bem ultrapassado msm, mas eu não me imagino parando de escutar fire tão cedo @_@

      Eu vou culpar a wordpress pelo meu comentário ter sido cortado (mas foi eu que esbarrei o dedo no botão de publicar msm… Erm)

      Liked by 1 person

      1. Comigo tem algumas músicas do Crush que eu ainda tenho vontade de ouvir e SCREAM em japonês mesmo porque a versão coreana dói, fora isso são várias músicas que eu gostava muito mas de uns tempos pra cá nem vontade de baixar de novo depois que limpei o pc eu tenho

        Gostar

      2. WINNER?? Winner tá indo no mesmo caminho de 2NE1, 7 anos e 2 álbuns e 2 EPs. Winner tem TRÊS fucking anos desde o debut e só tem 1 álbum e 1 EP. E a Minzy deles já saiu. COM TRÊS ANOS.

        Gostar

  3. O problema é que a YG descobriu que eles lucram muito mais só vendendo singles digitais.
    Eles têm uma máquina de hits (Teddy) e é muito mais viável lançar single atrás de single, ao invés de fazer como a SM que geralmente manda uma música maravilhosa como carro-chefe e um cd cheio de fillers.
    Também vejo a CL como superestimada, nunca se consolidou no que se propôs a fazer na Coreia e provavelmente vai lançar tanto buzz single no US que vai ser capaz de encher a tracklist inteira de um cd.

    Liked by 1 person

  4. Sou Blackjack, e concordo completamente com o texto. Já faz um bom tempo que venho pensando sobre isso e nunca entendi o porque diabos 2ne1 mas também muito grupo da YG, não gera álbuns, mini álbuns, singles como boa parte dos grupos. Até as promoções dos grupos de lá são muito desorganizadas, um bom exemplo disso é o debute do Black Pink, o grupo não promoveu em boa parte dos programas de lá porque a empresa dizia que boa parte desses programas não tinha suporte suficiente para as garotas. Dai é aquele momento que você para e pensa “o que elas tem de diferente dos outros grupos?” KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK foda isso, e o mais foda é que boa parte dos fãs apenas aceitam e acham certas as atitudes da empresa.
    2NE1 se tornou um fenômeno, porque o grupo foi criado com esse intuito. O mesmo vale pro atual grupo feminino da empresa, elas debutaram com esse intuito e conseguiram com perfeição. Por um lado eu acho bacana, vejo boa parte dos grupos coreanos muito fechados para aquele nicho, já os grupos YG e até mesmo da SM eles geram conteúdo não apenas pra lá, mas pro mundo todo e isso é positivo.
    Concluindo, eu acho uma pena que 2ne1 tenha tão mal aproveitado, pois era um grupo que tinha potencial pra sempre se manter no topo, mas a empresa nunca soube promove-lo e aproveita-lo corretamente. Eu como blackjack me sinto triste por ver que tudo acabou assim, tão rápido e prematuro, mas a vida segue.
    https://somaisumaleatorio.wordpress.com/

    Liked by 1 person

    1. “Até as promoções dos grupos de lá são muito desorganizadas, um bom exemplo disso é o debute do Black Pink, o grupo não promoveu em boa parte dos programas de lá porque a empresa dizia que boa parte desses programas não tinha suporte suficiente para as garotas”

      Odeio esse jeito esnobe da YG !!

      Liked by 2 people

      1. Acredite, não é apenas você kk. A empresa não percebe que dessa forma também esta excluindo os grupos, aposto que as garotas do black pink querem mais e promover, elas acabaram de debutar, passaram anoooooooooooos esperando a confirmação do grupo, querem mais e curtir isso. E a empresa fica sufocando.

        Liked by 1 person

  5. Só de 2NE1 ter sido o girlgroup representativo de uma das big3 já trouxe um hype enorme pra elas logo de cara. Coreia né mores, popularidade/visuals são tudo (no caso de 2ne1 só popularidade mesmo, pq visuals…)
    Eu ainda me acabou com Fire, mesmo depois de anos ouvindo essa bagaça, então pra mim esse e outros hits não envelheceram mal hihihihhi
    Espero que papa yg desapareça, entregue a empresa pra alguém minimamente inteligente e pare de tentar fazer de blackpink o novo 2NE1. No mais, amém Sandara e Bom.

    Liked by 1 person

  6. “os blackjacks davam muito praise no 2NE1 tratando como o grupo mais fodão com a melhor discografia que o K-pop poderia ter”. Insira o nome de qualquer fandom/grupo no lugar de blackjack/2NE1 que a frase ainda vai estar valendo com total precisao.

    Liked by 1 person

  7. Concordo com o que foi dito sobre o catálogo do 2ne1 ter envelhecido mal, pra mim a sensação é de ouvir algo datado que não representa o melhor do kpop. “I’m the best” continua sendo uma música icônica e forte na história do kpop, foi a música que introduziu muita gente nesse universo, porém quando comparado com os outros singles do grupo e quando comparado com o catálogo de grupos como KARA e 4minute, se nota o quão datado era o som delas…talvez os exageros de autotune, EDM, a similaridade com sonoridade do BEP cause esse desgaste.

    E realmente, a fan base do 2ne1 eram uma fan base que se contentava com pouco, são 7 anos de carreira mas poucos MVs, poucos singles, poucos eps, mini albuns e etc. Lamentável.

    Liked by 1 person

  8. Comigo o ditado ” a primeira impressão é a que fica” funciona 10.0001% e não tinha como 2ne1 ter feito mais bonito comigo.

    Muito provavelmente por isso eu hypo muito o grupo e até entendo a ~tendência~ do atual cenário capopeiro em jogar uns hate na carreira das gatas, não pelas gatas em sí, mais pelo conjunto da obra decadente que é boa parte da trajetória delas.

    Bora lá, eu sei que ninguém se importa, mas eu gostaria de contar as circunstancias em que conheci 2ne1.

    Eu DETESTAVA k-pop na primeira década desse século, tinha vários amigos em 2008-2010 que conheciam e enchiam.meu.saco pra ouvir TVXQ, BIGBANG, SUPER JUNIOR,SNSD, que minha vida ia mudar e blá blá blá. Que eu tinha OBRIGAÇÃO de ouvir, já que eu gostava de jpop ,e todo jpoper tinha que naturalmente ter apreço por todo tipo de música asiática @_@

    Daí que em 2011 do nada o youtube me indica Hate You, e palavras não descrevem o quão maravilhada eu fiquei, primeiro por que amo tudo que é de animação, amo clipes em animação, e AMO DE PAIXÃO Mari Kim ❤ , rainha deusa, diva, musa, que pra quem não conhece é uma artista pop-surrealista que é um mito na arte contemporânea (sim, eu gosto de arte, qual problema?)

    Eu nem acreditei quando vi um clipe em animação com o designer de personagens feitos pela Makim, fiquei em êxtase, tava nem ligando pra quem cantava o qual língua era, só sabia que a música era boa, e arte em movimento da Makim É A MELHOR COISA QUE O KPOP JÁ FEZ ACONTECER!!!!!!!!!!!!2NE1!!!!!!!!!!!1

    Por isso que toda vez que eu tô desiludida, com um bando de boyband lançando música sem refrão, e penso seriamente em parar de acompanhar o kpop, eu lembro que "hate you" existe e a vontade passa.

    Daí que fui ler a letra e super me identifiquei, vi que era coreano e perguntei se meus amigos conheciam, foi ai que em 2011 eu ganhei o segundo mini álbum físico do 2ne1 (tenho até hoje e não escuto mais nele pra não ralar), que é pra mim, uma das melhores coisas já saídas da Ásia, me apaixonei pelo solo da Bom pela voz extremamente característica e mesmo assim pouco forçada, conheci o hino "Nega Jeil Jail Naga"…foi só amor ❤

    Eu tinha um problema de odiar a cena idol japonesa (ainda odeio), e a primeira coisa de grupo feminino que me apresentaram foi Gee, que me suava um Morning musume -não-japonês, odiava coisa de menininha rosa e colorida que só sabia falar de macho, sofrer por macho, buscar um macho, apreciar machos e etc…2ne1 não! as cores eram loconas e bregas, as vezes bem dark, as letras falavam delas se amarem, xingavam as inimigas por não serem tops que nem elas, mandavam os boys se lascar, diziam que não estavam nem ai-aiiiiii, NUNCA TIVERAM UM CLIPE DE UM MESMO MACHO ENGANANDO AS 4 E ELAS TEREM QUE SE VINGAR (não que eu lembre), enfim, elas eram um enorme ponto fora da terrível curva que eu achava que era o kpop e elas tinham um clipe em animação dirigido pela Mari kim, outro nível pra mim.

    Então sim, eu me contentava com qualquer porcaria que elas lançassem, por que
    NADA QUE ELAS LANÇASSEM SUPERARIAM O SEGUNDO MINI ÁLBUM, e não tinha como alcançar minhas expectativas, então eu me contentava. Sem contar que eu tenho um apreço muito grande por performances ao vivo, e mesmo o mais hater e inflamado desiludido ou ex-yg stan, jamás conseguirá mentir pra sí mesmo e dizer que já existiu alguma coisa com a presença de palco semelhante ao 2ne1 no kpop.

    PS: hoje em dia gosto muito de SNSD, principalmente "You Think" ❤ , também aprendi a gostar e Gee por que fica na cabeça, estou no aguardo do comeback delas, minhas bias lá debutou e não fez vergonha (Hyo ❤ ).

    PS2: vou evangelizar vocês em nome da arte!

    As paletas de cores da Makim são lindas de mais, eu venderia um rin por um quadro dela, e eu acho que esse comentário vai pra caixa de spam kkkkkkkkkkkkk, desculpa Dougie.

    Liked by 1 person

    1. Isso tudo aconteceu parecido comigo, comecei a ouvir música asiática por descobrir que os desenhos de Yusuke Nakamura eram pro Asian Kung-Fu Generation (amei a banda de cara é ainda curto bastante). Conheci o Kpop (não sei como, acho que ouvia as pessoas comentando e tals) pelo nome 2ne1 mas nunca tinha ouvido nada sabia quem era quem, o nome de todas mas nunca nem se quer tinha ouvido nada delas, quem realmente me inseriu ao nicho foi 4Minute (odiava o visual delas e AMAVA as musica), e em seguida 2ne1, e eu achava que todo o K-pop era algo bem girlpower e que as mulheres coreanas eram fortes e independentes (hahaha iludido), muito diferente do jpop que detestava na época.
      Segui elas por um tempinho mas o som delas me cansava… Tinha perdido o apreço por 4Minute devido na era Brave Brothers desde Pink Tape pus meu foco em f(x) apenas, ignorei que o resto existia, quando Sulli saiu fiquei desesperado e comecei a procurar algo novo pensando que o grupo ia acabar, então vi que o cenário tinha melhorado um pouco pro meu gosto e voltei a escutar o resto dos grupos, perdi aquela birrinha de adolescente me tornei mais aberto e ouvi grupo dos manos ( e não curti Hahahahaha ) mas hoje me sinto bem mais aberto a gostar de qualquer coisa que me põe na frente e o K pop me ajudou muito nisso, a não julgar as pessoas e ser mais aberto e tolerante com coisas diferentes, sla agradeço ao 2ne1 e 4minute por isso me tornaram alguém melhor. Bjs
      (Tava bem foda-se pra esse disband mas tocou LONELY hoje no aleatório e eu comecei a me sentir triste não por elas mas sim pelo ritimo da música e parei um pouco pra pensar nesse disband e ver a falta que elas farão)

      #LoveShigatsu

      Liked by 1 person

    2. “Bora lá, eu sei que ninguém se importa, mas eu gostaria de contar as circunstancias em que conheci 2ne1.” Eu fiz um post enorme falando de como eu conheci Davichi, então te garanto que pelo menos o dono do blog leu sua história de vida hahaha

      E a arte da Makim é linda mesmo, as imagens dela para o 2nd mini são de dar inveja mesmo

      Gostar

  9. Você está completamente certo, a partir de 2012 eu comecei a ficar decepcionada com 2ne1, eu esperava que elas continuassem como antigamente, mas elas começaram a afundar cada vez mais e perderam completamente a essência do que foram, hoje eu não consigo mais olhar para os videoclipes e as músicas com o mesmo entusiasmo, ficaram gastos e hoje eu percebo que elas não eram tudo o que eu achava, o que me deixa bem triste.

    Liked by 1 person

  10. Eu sempre odiei a forma com que os grupos dá YG promovem e como eles são superestimados. É uma empresa horrível que não sabe admistrar direito seus artistas e os colocam em um pedestal que muitas vezes não é merecido. Pensando bem a maioria das empresas não sabem admistrar direito seus grupos.

    Liked by 1 person

  11. Bom, realmente eu sempe achei que os blackjacks eram meio trouxar por superestimar um grupo com músicas okay e ficar acreditando nas promessas do senhor Yang, mas se ver por um lado, eles não tinham culpa, aliás, eles deviam se contentar com o pouco que a YG dava a elas e assistir diversos grupos concorrentes e as respectivas empresas valorizando elas, enquanto eles tiveram de aguentar o descaso com 2NE1 da parte da YG… Realmente, elas tiveram um grande impacto, mas como você disse, como grupo, pois as músicas realmente não tiveram impacto. De 36 músicas, devo ter escutado menos de 10 (talvez só alguns singles), e só me vem a cabeça 2, Fire e I Am The Best. Acho que 2NE1 não teve músicas tão incríveis assim…

    Liked by 1 person

  12. Bem quando comecei a curti o mundo do kpop em meados de 2013 e 2014, 2NE1 eram as minhas favoritas, junto com 4Minute, After School, BEG, Wonder Girls, 9Muses,f(x), miss A, AOA,Ladies Code etc.
    [ Nem gostava das SNSD, coisas de rivalidade sabe ? pra agradar fandom , agora elas são o grupo favorito ❤ mesmo decaindo em alguns aspectos ]
    Adorava o visual brega, farofas barulhentas o carisma.
    Pena um grupo poderoso como elas acabarem desse jeito.

    Liked by 1 person

      1. Rapaz é muito cara de pau KKKKKKK
        Que baixaria ! imagino que os vixx fã junto com os capopeiros estão enlouquecidos KKKK
        Ainda o rapaz é cara de pau bicho.
        2017 rendendo ótimos barracos ❤

        ( Esqueci que tu não vai com a cara de boygroup, malz )

        Liked by 1 person

  13. Meu primeiro contato com 2ne1 foi via blackjack dizendo q era melhor q snsd e um amv com aquela coisa horrível chamada Pirulito.
    Até que saiu I hate U e gostei do single, mas nunca foram minhas favs. Mas sempre achei que o povo enaltecia demais diminuindo as outras girlbands e isso me fez pegar birra.
    Sinceramente 2ne1 vendia a mesma coisa que o resto do kpop só com uma embalagem diferente.

    Liked by 1 person

  14. Seu texto foi uma reflexão que pensei em meados de 2014 com a parada de Bom e obviamente constatando o fim. Acompanhei o grupo praticamente desde o debut na época do primeiro álbum e gostei delas pelo estilo louco e por ainda curti autotune naquela época 😄 mas com o passar dos tempos a voz de CL passou a ser irritante e a única membro que conseguiu me prender no grupo foi Bom e em seguida Minzy_o que deu pra ver nesse fim que era as únicas favorecidas do grupo já que a Dara ainda vai viver aí fazendo drama chato e elogiada pelos corebas_
    E vc tem razão, eu não escuto mais o primeiro álbum e nem sigles passados, justamente por conta de não colar mais comigo autotune 😛 e outros grupos antigos que entraram no meu coração logo em seguida envelhecem melhor. E também comentei alguns anos atrás num blog da Bom que o grupo não era isso tudo, eles me vinham exaltar elas e eu mandava “mas gente o 2ne1 nem sequer tem uma música nova e nem nada” e lógico que me tacaram pedras e parei de comentar lá, não era o fato de não reclamar, mas enquanto meus outros grupos favoritos apareciam em programas, reality show, e apareciam e recebia notícias, elas não. Percebi que me contentava com pouco e não abro mais com aquele entusiasmo as suas coisas pois sempre vou lembrar em que fim chegou.
    Uma pena tanto potencial pra nada 😞

    Liked by 1 person

  15. Me desculpa,mas não é de hoje que vejo a pagina rebaixando 2ne1. Eu concordo muito com o que foi dito,mas discordo TOTALMENTE quando voce fala sobre o impacto futuramente de 2ne1! Não é superestima,mas 2ne1 tem sim um impacto forte na industria,tem sim MUITAS musicas memoraveis além de IATB. Tanto que varias são grandes hits. 2ne1 fez coisas que poucos grupos fizeram… hm e da para conta nos dedos,infelizmente/felizmente é o unico grupo que estava no mesmo patamar que SNSD,era até então o MAIOR grupo digital da Coréia e além de SNSD/KARA que tinha tour grandes,fora o reconhecimento. Nao é enaltecer,mas elas são um pilar do kpop por tudo que fizeram e não é algo la de 2011… 2014 ta ai para provar o impacto que 2ne1 tinha. Mas infelizmente YG CAGOU e não deu o grande valor que mereciam. Bom é minha opinião,queria me expressa melhor. Mas 2ne1 é tão memoravel quanto SNSD sera um dia ou como WG foram.

    Liked by 1 person

    1. Tudo que você falou reforça o que eu disse sobre 2NE1 ficar mais memorável como grupo. Em momento algum eu falei que 2NE1 vai ser mais ou menos memorável que qualquer outro grupo, apenas falei que eu não vejo outras músicas fora I Am The Best funcionando com o passar dos anos fora da fanbase, mesmo que as músicas em questão sejam grandes hits em suas respectivas épocas.

      Mas como grupo e o que elas representam como grupo dentro do K-pop elas serão ícones no K-pop. Pelo menos nesse aspecto eu não vejo 2NE1 sendo um KARA ou T-ara que são lembrados como grupos de passados gloriosos e depois caíram no flop. Ficar esse tempo todo sem lançar nada favoreceu o nome do grupo nesse aspecto, uma vez que elas morreram com um sucesso que foi o Crush

      Gostar

  16. Eu só cheguei no k-pop quando o 2ne1 tava lançando o Crush (e fiquei surpreendido com a qualidade do álbum na época, até por que eu odiava as músicas do 2ne1 com todas as forças), então não tenho nem muito o que opinar sobre o quão desleixado foi o que a YG fez por não ter vivido esse momento. Mas parando pra ler teu post, eu não consigo deixar de achar teus argumentos muito coerentes. Se eles tivessem dado mais álbuns/minis pro 2ne1 nesse espaço de tempo o grupo ia ser bem mais aproveitado do que já foi.

    Gostar

Deixe uma Resposta

