Wonder Girls termina no auge como ícones do K-pop e, em menor proporção, da onda hallyu

Depois de muita enrolação por parte da JYP, o inevitável aconteceu: Depois de 10 anos, Wonder Girls oficializou o disband. Yenny (HA:TFELT) e Sunmi vão procurar agências novas enquanto Hyelim e Yubin renovaram contrato com a JYP (O que a Hyelim vai fazer na JYP eu não sei). Também foi anunciado um single de despedida para o dia 10 de fevereiro (Data oficial dos 10 anos de grupo), e a JYP disponibilizou um vídeo de agradecimento aos fãs por acompanharem o grupo nesses 10 anos:

Enquanto que, por um lado, o disband é sempre uma coisa doída e triste, por outro lado fico feliz pelo grupo saber a hora de terminar. Uma das coisas nas quais os girlgroups que alcançaram o sucesso não tinham controle era em que momento eles anunciam o fim, para ficar lembradas como um grupo de sucesso em toda sua duração (Como foi o Fin K.L e o S.E.S) ao invés de um grupo que teve seus últimos anos se arrastando pela relevância que o nome ainda tinha (Como KARA e Jewelry), e quando saíram notas dos possíveis motivos para o disband, ficava bem claro que as meninas sabiam que tinham que dar um fim ao grupo para mantê-lo em alta. E Wonder Girls contou muito com a sorte para isso, pois houveram muitas coisas que poderiam ter acabado com o grupo comercialmente (Mudanças constantes na formação, 3 anos de hiatus, jornada mal sucedida nos States) e mesmo assim a Coreia abraçava o grupo. Teve seus altos e baixos mas nunca rolou um single que desse para chamar de flop, e sazonalmente elas sempre lançavam algum hit atemporal na Coreia (Tell Me, Nobody, Be My Baby). Isso por 10 anos e nas condições já citadas, foi um feito e tanto.

Wonder Girls desde sempre foi considerado um dos grupos mais populares da 2ª geração no K-pop, mas diferente de nomes como SNSD e 2NE1, isso nunca foi tão expressivo fora da Coreia. O que rolava na onda hallyu era um carinho enorme que posteriormente se tornou respeito pelo Wonder Girls e pelo que elas representam no pop coreano, mas que nunca teve uma fanbase forte para fazer de front runner (Nomes como KARA e 4minute sempre tiveram relevância fora da Coreia mais forte). Grande parte disso acontecer foi das condições em que o grupo se encontrava nos dois grandes momentos de explosão do K-pop: Em 2009/2010/2011 elas focavam em tentar acontecer nos Estados Unidos depois de Nobody ser o 1º single coreano a debutar na Billboard Hot 100 (E até aqui o único single de girlgroup coreano com esse feito) e a Coreia meio que foi deixada de lado, mesmo com elas lançando material todo ano. E o grupo entrava em hiatus e numa quase implosão depois de Gangnam Style, quando todo mundo contava que o Wonder Girls ia acabar em 2013/2014 mesmo.

O grande comeback delas em 2015 com o REBOOT foi algo inesperado para todo mundo, e mesmo com o álbum maravilhoso e a crítica aclamada em cima dele, ali estava claro que Wonder Girls não seria exceção e também sofreria com o sucesso da geração atual. Na real, acredito que Wonder Girls só não acabou depois do hiatus porque a JYP não tinha, até então, um girlgroup de forte impacto para substituí-las (miss A era um sucesso, mas sempre foi tratado como grupo de 2º escalão por todo mundo). O surgimento e ascensão do TWICE foi o 1º tiro para o inevitável fim do Wonder Girls, não por culpa do TWICE, mas pelo agenciamento e prioridade que a JYP mudou. Hoje a JYP é focada no TWICE e GOT7 e ela não faz questão de esconder isso, então seria questão de tempo para os seniors da empresa buscarem outros rumos (Não seria surpresa em breve o 2PM anunciando alguma coisa do tipo, por exemplo). Mesmo assim, elas ainda conseguiram extrair mais um smash hit que foi Why So Lonely dentro da Coreia, o que mostrava que elas tinham força para se manterem na industria ao mesmo tempo que se mostrava como golpe de sorte, pois esse sucesso foi inesperado para todo mundo incluindo grupo e empresa, pois o tratamento não mudou. Ali estava claro que Wonder Girls seria deixado de lado mesmo, e a necessidade de auto realização das integrantes ia falar mais alto na hora de renovar o contrato.

Wonder Girls é um grupo que vai ficar na memória pelo sucesso, inovação com o conceito retrô, hits atemporais, álbuns icônicos e uma carreira bastante estável e bem sucedida, mas isso acaba se restringindo ao território coreano. Wonder Girls nunca foi um nome realmente forte para liderar o K-pop na onda hallyu como elas foram dentro da Coreia, mas sempre teve o respeito de todos como grupo, só não sendo as favoritas de muita gente mesmo, e por isso esse disband está tendo o impacto que vocês podem ver na internet. Wonder Girls debutou sendo um sucesso, teve uma carreira de sucessos e terminou como um sucesso, algo que pode ser dito de poucos grupos no K-pop.

21 comments

  1. Achei que a matéria ficou um pouquinho contraditória. Foi o grupo de kpop mais bem sucedido nos EUA de longe e você diz que elas nunca tiveram relevância internacional?

    Enfim, taí um disband triste. Se houve algo que nunca faltou pra elas foi qualidade nas músicas.

    Liked by 1 person

    1. Eu disse que Wonder Girls nunca foi um nome forte o suficiente na onda hallyu para ser front runner internacional como SNSD, 2NE1, 4minute e KARA tinham, não que nunca tiveram relevância internacional. Era um nome que todos conheciam e respeitavam mas que era a favorita de pouca gente

      Gostar

  2. E mais uma vez eu falo: ” Eu não sentiria tanto esse disband se eu visse que tem grupos a altura pra mim na nova geração”.
    Tá que temos ai Mamamoo investindo em algo retrô tb. Mas tirando hwasa maravilhosa o redto do grupo não rola cmg, e o modo como elas trabalham o conceito também não funciona pra mim da mesma forma que era com WG. Quando WG fazia um comeback assim elas pareciam as donas do conceito e do gênero da música elas conseguiam renovar aquilo que eu ja conhecia na música. Não consigo sentir o mesmo por Mamamoo.
    Nem vou citar Twice pq ne jshsbhaba

    Gostar

  3. Eu conheci kpop em 2012 com SNSD, lá pra 2013, me apeguei a 4MINUTE.
    Até ano passado, eu nunca tinha ligado pra Wonder Girls. Eu já tinha ouvido Tell Me, e Nobody, porém, não tinha achado grande coisa.
    Aí, em meados de 2015, ouvi falar que elas iam voltar como banda, até que, vi uma foto teaser da Yubin se não me engano. dai pra frente, foi só encanto ❤
    Apesar de ser stan do 4minute e SNSD há mais tempo, o fim do WG me doeu mais.
    Só me resta agradecer pelo grupo. Um dos melhores grupos do K-POP
    Donas de: Um dos melhores álbuns que já ouvi (Wonder World), tem um filme tosquíssimo da Nickleodeon, fundaram a Hyuna, foram virais em 2009, e tem a honra de ter a Yeeun no grupo ❤

    Minhas músicas favoritas do grupo: I Feel You, Nobody, Why so lonely, Stop!, Candle, Rewind, Me,In, e One Black Night.

    Eu gosto muito mais de girlgroups do que de boyg e, sinceramente, não me restam mais esperanças no K-POP de hoje em dia.
    GFRIEND, Blackpink, Clc, Rania, Exid são bons, porém, falta algo.

    Será que thebullyqueens vão ser as únicas a resistirem a essa leve de assassinatos?

    Já podem enterrar SNSD e f(x).
    No caso do After School, é só fechar a cova mesmo.

    Poxa, cara, I Feel You é uma das melhores coisas que eu já ouvi ❤

    Gostar

  4. Uma triste já que eu conheci o k pop graças a Be my Baby e muitos também através desse hit q estourou na Coreia,mas pelo menos elas souberam o momento certo para parar e não passar vergonha algo que o Kara esqueceu.

    Gostar

  5. “Wonder Girls debutou sendo um sucesso, teve uma carreira de sucessos e terminou como um sucesso, algo que pode ser dito de poucos grupos no K-pop”. Vc disse tudo e essa citação foi bem profunda!
    Eu até estava triste pelo disband delas sabe, mesmo que elas não tenha me arrastado pelo kpop, eu sempre ouvi músicas delas mas só tinha preguiça de pesquisar o grupo. Mas aí quando resolvi procurar e vi que elas estavam em hiatos e nem fui mais atrás e elas voltam com aquele album maravilhoso 😍 que tenho baixado e tambem fui atrás dos antigos e curti também. Mas o que importa foi_ antes de irem elas saíram por cima e deixaram Reboot e Why Só Lonely que não saíram da minha playlist do dia a dia 💜
    É lógico que ficaria com saudades porque na minha opinião elas estavam fazendo um som maneiro, mas as vezes quando vejo um idol saindo da agência acho que eles teem uma sensação de alívio sei lá. Espero que as outras tenha uma ótima carreira porque todas são talentosas

    Gostar

  6. Tá tudo doido! Eu pensei que a Yenny e a Sunmi iriam renovar com a JYP por terem solos e que a Lim e a Yubin (que inclusive reclamou de não receber atenção) iriam pular fora, mas aconteceu exatamente o contrário O_O

    É triste ver o disband de um grupo tão influente quanto o WG. Desejo sorte pra todas.

    Gostar

    1. A Yeeun já reclamou que o JYP não dá taaanta liberdade assim. Eles brigaram feio quando ela estava produzindo seu álbum solo. Até parou de falar com ela por um tempo.
      Espero que ela vá para uma agencia que lhe de mais liberdade

      Gostar

  7. Me sinto triste com todos esses disband de grupos que eu apreciava tanto, mas isso é um ciclo, né?
    Então eu posso apenas ficar feliz por termos passado esse tempo juntos e relembrar do passado com carinho.

    Gostar

  8. Entao, ha algum tempo eu te perguntei sobre grupos novos e tal e vc falou que nao procurava novas faves pq BEG, Wonder Girls e Dal Shabet ainda tavam por ai. BEG parece que se safou com a mudanca de agencia. Dal Shabet ta sobrevivendo (por enquanto) apesar de ter perdido duas integrantes. Wonder Girls acabou levando o tiro. Podemos retomar nossa conversa sobre os novos gg agora? 🙂

    Gostar

  9. Eu realmente gosto do som delas. ❤

    E eu concordo, não há porque chorar ou ficar deprê, eu acho que foi um final digno, no auge. Como você falou é algo muito difícil, pois quem pode dizer que terminou na carne seca? Why So Lonly foi uma música marcante, inclusive foi a música de k-pop mais elogiada pela maioria dos críticos estrangeiros. Terminar com uma imagem limpa, singles bem sucedidos, um comeback no auge além de um single aclamado pela crítica e pela público, é algo que eu não vejo no k-pop, pelo menos no que eu acompanhei. As gravadoras saturam demais as bandas, começam a desandar a entregar lançamentos, boatos e fofocas mancham a imagem, enfim, uma série de coisas se passa, e as Garotas Maravilhosas acertaram o time, encerraram tudo com estilo, coisa que muito provavelmente banda de visibilidade internacional nunca irão alcançar, ao meu ver, tendo em vista que a maioria sempre termina meio fatidicamente. x_x

    Gostar

  10. Wonders Girls nunca foram minhas favoritas, mas, sinceramente, eram o melhor grupo musicalmente falando que o k-pop fornecia… Wonder World, Wonder Party, Reboot e Why So Lonely… Foram seis anos amando todas as músicas de seus álbuns, mesmo se confundindo com o nome das integrantes, vai fazer falta… Mas depois da bomba que foi 4Minute e 2NE1, fico muito feliz de ser um disband ok, com single de despedida na hora certa, sem grandes fofocas e intrigas por trás 🙂

    Gostar

  11. Maior respeito pelas meninas, foi uma trajetória muito digna a delas. A leitura que eu faço é que elas começaram a ser as favoritas das pessoas depois do Reboot, elas passaram por um revamp, deixaram de ser um girl group para ser um girl band, aprenderam a tocar instrumentos e se dedicaram a estabelecer essa imagem, elas buscavam sempre estar contra a corrente, contra as tendências, contra o que todos os girl groups faziam…lamentável a JYP não ter dado o devido valor que elas mereciam, tem pelo menos um ato sênior em seu catálogo como eram WG mostraria um certo profissionalismo da empresa, elas seriam o exemplo do que as trainees podem alcançar, do futuro que a empresa oferece…
    enfim, meu desejo é que todas sejam bem sucedidas nos caminhos que escolheram e espero que a Sunmi seja contratada por uma empresa logo!

    Gostar

  12. Esse texto foi realmente muito emocionante. Eu como Wonderful durante 5 anos, nunca me senti tão agradecido por uma carreira tão bonita cheia de altos e baixos e volta por cima como foi a de Wonder Girls. E acima de todos os problemas, a amizade entre elas sempre foi muito bonita também. Eu torço muito pela carreira solo da Yeeun, pois sei que ele ama a música e vai fazer de tudo pra investir nisso. Obrigado pelo texto ❤

    Gostar

  13. A história do Wonder Girls é realmente incrível. Ao mesmo tempo que conseguiram o que a maioria nem chegou perto, ao mesmo tempo teve tropeços que outros jamais passaram ou jamais sobreviveriam. O grupo teve tudo pra acabar em diversas situações, mas acabou bem em um dos maiores sucessos. Ficaram apagadas da “Onda Hallyu” internacionalmente, e bem quando tiveram seu comeback com maior sucesso pros fãs internacionais de K-Pop, o mesmo foi o último, de uma forma que chega a ser irônico. É triste que a JYP não aproveitou o sucesso de Why So Lonely pra reerguer o grupo, mas de certa forma, é um bom fim. Ouvir o toque final da bateria da Yubin, no single final delas, chega a dar um arrepio.

    Gostar

Deixe uma Resposta

