Os espaços que alguns grupos dessa atual geração K-pop ocupam ou poderão ocupar dentro da indústria

Com a antiga geração se desfazendo aos poucos e uma nova geração emergindo, muitos fazem aquelas discussões de quem possa vir a substituir quem na indústria e que sempre acabam em barraco. Isso inclusive foi sugestão de pauta para esse blog aqui, e acabei achando interessante fazer algum post sobre mesmo sabendo das consequências que isso possa trazer. Então esse post traz a minha opinião sobre a atual situação de alguns grupos dessa geração e quais são suas posições e status dentro da indústria atual.

É importante ressaltar que: As comparações feitas aqui não são necessariamente comparando músicas de grupos ou falando que um grupo vai substituir o outro de fato e a fanbase que aceite isso. O que eu tentei fazer aqui foi encaixar os grupos com o status que eles possuem na indústria atual (Isso considerando uma série de fatores como popularidade, impacto, vendas, charts, imagem e também música) e pegando seus representantes da geração anterior para fazer uma aproximação e ter uma referência. Não peguem isso como verdade absoluta e nem venham falar que “grupo X não pode ser substituído por ninguém” ou que “cada grupo é singular e, portanto, não devia haver comparações entre eles”, porque não foi nesse sentido destrutivo da coisa que eu fiz isso aqui. E, obviamente, não sou um profissional da indústria K-pop ou da música, então o que eu falo aqui é tudo na base de opinião pessoal com algumas pesquisas, vocês estão livres para discordar de tudo que eu falei, afinal, seremos apenas pessoas conversando e discutindo saudavelmente um assunto, certo? Bom, recadinhos dados, voltamos ao post.

TWICE

Top-70.png

Espaço na Indústria: Girlgroup líder/Girlgroup mais likeable
Ocupado por: SNSD

A começar pelo mais óbvio e o que vem se tornando fato mesmo, TWICE está vindo aí para se tornar o mais novo girlgroup líder na Coreia doa a quem doer. Musicalmente falando TWICE vem com as mesmas músicas de fácil digestão que SNSD lançava (TT/Like Ooh Ahh/Cheer Up não tem lá tanta diferença estrutural de Kissing You/Gee/Oh!), e eu acredito que a maior resistência para aceitar essa transição é que TWICE não tenha o talento vocal que SNSD possui (Leia-se nenhuma Taeyeon ou Tiffany soltando high note a rodo depois da bridge), fora isso, não é como se já não estivéssemos vendo o novo girlgroup #1 da Coreia em ação.

BLACKPINK

Top-70.png

Espaço na Indústria: Girlgroup cool, fora da caixinha/Runner Up
Ocupado por: 2NE1

Nenhuma surpresa aqui também, pois até a YG quer fazer de BLACKPINK um novo 2NE1 (Mesmo que a fanbase de ambos negue até a morte). E até pela falta de concorrência mesmo, se BLACKPINK seguir nessa vibe ocidentalizada e fashionista vai ser para ser um novo 2NE1 (Mesmo que estejam bem longe de bater de frente com TWICE como 2NE1 batia com SNSD). CLC até deu indícios, mas elas estão indo numa vibe bem mais povão que o 4minute possuia ao invés de tentar ser conceitual e o flop pesado não deve sustentar o conceito por muito tempo, então é. BLACKPINK só está precisando de algo mesmo que já faça delas um fenômeno que já grude na cabeça da nação desde os tempos de rookie, algo que no 2NE1 já acontecia com Fire/I Don’t Care.

G-FRIEND

Top-70.png

Espaço na Indústria: Girlgroup Cutie Honey
Ocupado por: KARA

Tá, a piada das reciclagens de Into The New World serão eternas, mas vejo em G-FRIEND um girlgroup com muito apelo japonês, músicas doces e chicletes e que só vai largar um pouco esse teen pop concept quando as integrantes já estiverem batendo a porta dos 23~25 anos, que foi como KARA funcionou por muito tempo. As músicas do G-FRIEND já são aquelas coisas mais dramáticas/com mais pulso que KARA também tem na discografia, mas a sonoridade delas ainda está voltada para o que KARA costumava entregar no Japão, então ainda faltaria para elas uma roupagem mais fierce em alguns de seus lançamentos (KARA estava lançando uma Mister e uma Wanna no mesmo tempo de vida do GFRIEND), mas acho que isso é mais uma questão de tempo mesmo.

RED VELVET

Top-70.png

Espaço na Indústria: Girlgroup de 2 sonoridades expressivas/Subliminaridade conceitual
Ocupado por: Brown Eyed Girls (Em parte), f(x) (Em parte)

Eu fui ouvir o Rookie esses dias e reparei que o lado Velvet não está tão morto assim, ele só vai ser obviamente rebaixado a encher tracklist mesmo. Dito isso, essa dualidade distinta entre o Pop e o R&B me lembra o que o Brown Eyed Girls vem fazendo há um tempo, mas tem que fazer algumas ressalvas aqui. Primeiro, BEG é um grupo muito mais levado a sério musicalmente e com uma das melhores discografias de girlgroup do K-pop e os álbuns do Red Velvet são, em sua maioria, medianos e só. E depois, BEG explora muito bem um visual mais sensual e powerful que Red Velvet ainda não adotou, caminhando muito mais pelos visuais e conceitos tentando ser avant garde que f(x) adotou para si nesses últimos álbuns. Eu vejo Red Velvet num meio termo musical e visual, no qual tem algumas similaridades dos dois grupos mas que vai tentar buscar equilibrar o suficiente isso para fazer crescer sua própria marca. Não vai ser um girlgroup que fique lá disputando pelo 1º escalão em termos comerciais mas vai ser o suficiente para sobreviver até as integrantes quererem outra coisa.

MAMAMOO

Top-70.png

Espaço na Indústria: Girlgroup de vocais/Conceito retrô/Popularidade nacional
Ocupado por: Wonder Girls (Sem o fator vocal)

MAMAMOO caminhou sempre em músicas com apelo mais retrô, e mesmo que o visual delas não seja tão fiel, hoje é o grupo que mais se aproxima do que Wonder Girls fazia, e provavelmente será a nova cota retrô do K-pop também pela falta de concorrência (Agora que SPICA morreu de vez). Elas ainda tem o plus de serem vocalistas melhores que a vocal line do Wonder Girls, mas é outro grupo que precisa converter isso nas músicas, porque MAMAMOO é outro grupo de discografia bem mediana que ainda vale mais pelas suas Title Tracks mesmo, mas para ser justo, Wonder Girls só lançou seu Wonder World depois de quase 5 anos de grupo e antes disso também não tinha uma discografia tão incrível assim, então ainda tem tempo de MAMAMOO dar um upgrade também em suas album tracks. Outro fator que coloca MAMAMOO no mesmo espaço do Wonder Girls é a falta de apelo que elas aparentam ter fora da Coreia, não chegando a ser um grupo de fanbase tãããããããããão forte assim na Onda Hallyu, o que no fim não chega a ser um problema tão grande assim.

AOA

Top-70.png

Espaço na Indústria: Girlgroup sexy com músicas fáceis/chicletes
Ocupado por: SISTAR

O K-pop necessita de um girlgroup que faça o basicão para quando tudo estiver perdido a gente possa falar “Temos esse girlgroup que não vai falhar com a gente”. AOA vem fazendo isso nesses últimos anos assim como SISTAR vem fazendo. É o tipo de girlgroup popular que qualquer deslize pode ser fundamental para acabar com a carreira delas, algo que aconteceu com AOA e ainda não rolou com SISTAR.

Lovelyz/Oh My Girl

Top-70.png

Espaço na Indústria: Girlgroups emergentes
Ocupado por: Rainbow/9MUSES

A situação de Lovelyz e Oh My Girl são de grupos emergentes, que tem sua fanbase e algumas músicas mais relevantes, mas que aparenta não passar disso, assim como Rainbow foi e 9MUSES ainda é. Claro que entre Lovelyz, Oh My Girl, Rainbow e 9MUSES há uma GRANDE diferença de sonoridade, mas em termos comerciais não há uma diferença tão anormal entre eles (Rainbow tem 1 hit que destoa dos outros grupos, mas nada além).

EXO

Top-70.png

Espaço na Indústria: Boygroup líder na Ásia
Ocupado por: TVXQ

Eu já não vejo EXO sendo líder absoluto da Onda Hallyu aqui no ocidente (BTS tá aí) mas eles continuam como um nome bem poderoso dentro da Ásia. Depois que a line up estabilizou ficou mais fácil, inclusive. Tem toda uma questão de todas as versões que o grupo lança de seus álbuns e tal, mas os million sellers que eles alcançam com seus álbuns ainda é um feito e tanto. É provavelmente o principal grupo de vendas físicas na Coreia e até dentro da SM eu não via uma marca tão forte de grupo desde o próprio TVXQ. Se rolar uma investida um pouco mais forte no Japão fica ainda mais forte a liderança do grupo no oriente.

BTS

Top-70.png

Espaço na Indústria: Boygroup líder da onda Hallyu ocidental
Ocupado por: Big Bang

Acho que nenhum outro boygroup consegue ser o fenômeno digital que Big Bang ainda é no mercado, mas fora isso, as semelhanças de sucesso entre eles e o BTS são notáveis na onda hallyu aqui do nosso lado do globo. Dentro da Coreia o que falta em venda digital BTS vem compensando em vendas físicas, e os fandoms dão um suporte ainda mais forte que as Cassiopeias/EXO-Ls dão. A sonoridade deles também é bastante acessível com o ocidente e os dois grupos já são os principais nomes da onda hallyu por aqui (Considerando que Big Bang não está morto né).

Seventeen

Top-70.png

Espaço na Indústria: Boygroup referência no K-pop, de popularidade alta mas que ainda é um pouco ofuscado por outros nomes
Ocupado por: Super Junior

A trindade da geração anterior de boygroups (Acredito eu) foi TVXQ/Big Bang/Super Junior, com Super Junior um pouquinho mais fraco mas ainda assim se mantendo forte nesse Top 3. Dessa nova geração EXO e BTS estão muito à frente, e Seventeen vai começando a criar força e a chegar mais próximo deles para fechar esse top. O que faz diferença nessa comparação é que Super Junior batia de frente mesmo com TVXQ e Big Bang em termos de popularidade, enquanto o Seventeen ainda está consideravelmente abaixo de EXO e BTS (Mais por mérito dos dois do que desmérito do Seventeen, que já possui números muito bons), mas se a Pledis souber agenciar bem (Que é o mesmo que contar com a sorte), acho que eles conseguem sim fazer essa frente com mais imponência.

GOT7

Top-70.png

Espaço na indústria: Boygroup playboy/Popularidade expressiva na Coreia e Japão
Ocupado por: 2PM

Os caminhos de GOT7 e 2PM não estão sendo tão diferentes assim. Ambos investem forte no mercado japonês, com um conceito de playboy maroto (Comparado à epoca onde 2PM era mais novo também), popularidade grande na qual não faz eles vingarem no topo mas também não ficam tãããão longe disso. Musicalmente 2PM tem músicas bem melhores que GOT7, mas hoje em dia o nível delas é parecido (Mesmo que o 2PM possua um conceito de som e imagem bem mais refinado que o GOT7).

VIXX/BTOB/B.A.P

Top-70.png

Espaço na Indústria: Grupo popular, mas de 2º escalão em sucesso/Grupo conceitual
Ocupado por: SHINee/B2ST

A popularidade do VIXX ligada à carga conceitual que eles trazem em seus projetos são os principais pontos para eu colocar eles nessa geração o que SHINee foi pra geração anterior. Calhou deles ficarem nisso: Populares o suficiente para serem um grupo bem sucedido mas que fica mais abaixo em comparação com os verdadeiros líderes de sua geração. O mesmo se liga à B.A.P numa sonoridade mais óbvia, enquanto com BTOB a própria Cube já montava o grupo como um “sucessor” de B2ST (Talvez não desde o início, mas sem dúvidas depois das baladas deles começarem a ficarem populares por lá) e a Coreia aceitou calmamente.

Anúncios

46 comments

  1. Concordei com tudo! Muita gente odeia isso de “comparar grupos” mas querendo ou não as gerações são assim e daqui dez anos esses rookies serão os grandes grupos (assim como snsd e bigbang são hoje).
    Como once, acho q twice tem a melhorar no vocal, tlvz n chegue a ser um nível taeyeon, mas daqui uns anos acho q esse “twice cant sing” vai morrer e não será mais argumento para tentar rebaixa-los.
    Mas sobre omgirl e lovelyz, se elas tiverem um single forte podem vir a ser nível apink, principalmente omgirl q tem mt potencial e discografia até boa.

    Liked by 1 person

    1. Acho que mesmo que as integrantes do Twice se desenvolvam em termo de vocais, esse “twice can’t sing” nao deve morrer simplesmente pq os antis nao estao preocupados com quem tem talento ou nao, so querem uma desculpa pra destilar odio. Isso acontece com qualquer grupo que fica famoso. Quer saber se um grupo ta fazendo sucesso? Olhe o numero de haters que o grupo tem. Se talento realmente importasse, grupos como Spica nao teriam flopado e dado disband. Idols que nao cantam e nao dancam perfeitamente bem nao fariam sucesso. Nao teriamos tantas Yoonas e Boras da vida ocupando tipo metade dos grupos. A galera so fala de talento quando eh pra rebaixar os grupos que nao gostam, mas quando se trata das suas faves a coisa muda de figura.

      Liked by 1 person

    2. Apink só emplacou na Coreia por conta de trabalhos das integrantes que mal se relacionam ao grupo (Especialmente Reply 1997 e as atividades solo da Eunji), acho que isso de singles fortes OMG e Lovelyz possuem bem mais que o Apink até, mas as empresas já deveriam trabalhar na imagem solo delas enquanto a Coreia ainda liga pro grupo e ver se alguma dá sorte para carregar o grupo nas costas.

      Gostar

    1. Teve uma menina que debutou esses dias aí e a empresa dela tava promovendo como “A nova BoA”

      Mas acho que, no geral, nem rola muita pretensão em arranjarem sucessoras uma vez que solistas no K-pop não parecem render tanto quanto grupos (As únicas que me vem a mente sem serem integrantes de girlgroup são IU e Ailee quando resolve cantar baladão, além das próprias BoA e Lee Hyori que ainda fazem sucesso e vez ou outra fazem comeback)

      Gostar

  2. Massa a ideia. Queria que alguém desse essa ideia, haha. Bem, como disse, é algo pessoal. Eu faria algumas mudanças.

    Acrescentaria EXID junto ao AOA na disputa pelo post de new Sistar, Spica como ascendência conceitual do Mamamoo. BTS acho mais uma mescla entre Infinite e SHInee, enquanto como sucessor ideológico do BigBang, colocaria iKON (mas anos luz em qualidade de releaes).

    Liked by 1 person

    1. A questão é que T-ara JÁ teve uma sucessora dentro da própria MBK/CCM que poderia estar as representando na nova geração, o icônico Gangkiz

      Elas só deram muito azar de se promoverem como irmãs espirituais do T-ara 2 meses antes do Hwayoung gate, o que fudeu com qualquer planejamento que o grupo poderia ter

      Gostar

  3. Concordo com a comparacao entre Vixx e Shinee, mas nao colocaria BTOB e BAP nesse grupo. Do jeito que a CUBE e a TS tem tratado esses grupos, nao devem nem ter a chance de tentar chegar la.
    Eu iria comparar Mamamoo ao Spica, mas realmente tem essa coisa do retro assim como o WG, so que mais sutil.
    Gosto muito do 9M, mas espero que OMG nao fique no nivel delas de flop.
    Quando o RV debutou e principalmente quando lancou o The Red, fiquei na duvida se a ideia era substituir o Fx mesmo, mas agora que soube que a SM vai debutar outro grupo com 15464 integrantes isso ficou mais claro. RV deve ser um Fx menos inspirado e o novo grupo deve ocupar o lugar do SNSD na empresa. Se vai ocupar o lugar do SNSD no kpop, ai vai depender de como a JYPE vai administrar a carreira do Twice.
    Ja que ta aceitando ideias para post, tem duas faceis: lista de biases nos grupos, so pela curiosidade e uma daquelas listas de gente underrated e overrated. Facil e sempre rende um drama pra quem aprecia.

    Liked by 1 person

  4. “vocês estão livres para discordar de tudo que eu falei, afinal, seremos apenas pessoas conversando e discutindo saudavelmente um assunto, certo? Bom, recadinhos dados, voltamos ao post.”

    hahhhaaha o medo da fúria dos fandons psicóticos é real!

    Mas dando minha opinião pessoal totalmente leiga:

    -O exo ao meu ver é o sucessor natural do SUPER JUNIOR, a SM quis deixar isso bem explícito, colocando no exo um número original de membros, bem maior que o número de anos que a carreira deles vai ter relevância, igualzinho fez com SUJU.

    – exo tinha duas units, exo-k e exo-m, sendo uma pra promover na Coreia e outra na China, igualzinho o SUJU no começo do grupo.

    – E também igual ao SUJU essas units foram por água a baixo, com escândalos e saídas melodramáticas e cheias de processos judiciais dos membros chineses.

    – Hoje em dia ambos os grupos SUJU e EXO tem 9 membros (se não sair ninguém até eu dar enter nesse comentário).

    – O exo dificilmente terá a relevância monstruosa que TVXQ tinha/tem no Japão, outra vez eles serão como o SUJU, um grupo extremamente famoso e reconhecido, mas acho difícil alcançarem o status de “reis do Japão”.

    – As músicas do exo também não soam tanto como TVXQ, é uma coisa bem mais preguiçosa, tipo as demos jogadas do Shinee, eu regravação de uma mesma música só com o arranjo diferente, ou uma coisa qualquer sem refrão (algo raro na discografia do TVXQ)

    – O TVXQ era muito endeusado pela harmonia das vozes, coisa que o exo só consegue com uns 4/5 membros, os outros cagam tudo, tanto que dificilmente eles tem um refrão em coral com todos cantando.

    – Até representantes em personalidades eles tem com o SUJU, tipo o líder meloso que vive passando vergonha pelo grupo – Leeteuk (SUJU) e Suho (exo)- um membro satânico que zoa todo grupo – Kyuhyun (SUJU) e D.O (exo) – membro da vocal line que é shippado com todo o resto do grupo – aquele fulano da vocal line que eu não lembro o nome (SUJU) e Bacon (exo).

    Enfim…exo é o novo SUJU, e o sucessor natural de TVXQ era SHINee, e não existe sucessor da atual geração pro “quinteto harmonizado com boas farofas, coreografias marcantes, membros 4D, ótimas performances, entretenimento acima da média” então parou no SHInee por enquanto.

    PS: exo-ls e ELFICAS, fiquem a vontade pra passar vergonha respondendo, caprichem nos erros gramaticais, ando meio deprê e preciso de alegria na vida, e a minha mãe não tem nada a ver com isso!

    Beijos de luz

    Liked by 1 person

      1. Como esse blog não tem lá muito alcance em lugares de render treta mesmo (Tipo grupos de K-pop com média abaixo dos 16 anos), o potencial de treta nos comentários acaba sendo perdido. Vez rola uma alma perdida mas que só resolve comentar meses depois do post e nem eu mesmo me importo mais

        Gostar

        1. kkkkkkkkkkkkkk nunca vou esquecer das ARMYS feministas contra a minha “problematização machista” em sangue, suor e lágrimas XD XD XD, eles tão só hibernando Dougie, aguarde e verá a treta!!!!

          PS: esse negócio de poder ver comentários recentes, na lateral existia antes?

          Gostar

      1. AHHHHHHHHHHH ainda bem que tem gente que cai ❤

        PS: eu sei que eles tem 11 fia, é uma brincadeira, por que até pouco tempo tinha uma galera em ~hiatos~ por conta do exército e tals, 9 foi só pra combinar com o exo, entende?

        Gostar

  5. Eu não acho TWICE lá essas coisas toda, acho elas legais tem ótimas musicas que realmente gruda, mas não vejo nada demais nelas. Mas não posso negar de que são populares de verdade.
    Já sobre Black Pink, acho que elas só tendem a crescer .. se a empresa olhar pro grupo de uma forma diferente que olhou para 2ne1, tudo pode dar certo. Pois nós todos sabemos que 2ne1 gerava hites mas em compensação não produzia tanto quanto a indústria coreana exige! Então creio que Black Pink ainda vai crescer a ponto de bater de frente com twice ou qualquer outro grupo … até porque né, perfect all kill no debute não é qualquer grupo que faz. Mas concordo que elas tem muito de melhorar e aperfeiçoar.
    Com relação a Red Velvet .. slá essas gurias sempre vão ser minhas queridinhas, mas como fã do grupo vejo que elas tem oscilado muito no conteúdo que tem exposto. Tenho esperanças de que elas melhorem com o tempo, afinal quem é que nunca teve uma fase “água com açúcar” no mundo da musica que atire a primeira pedra.
    Sobre Mamamoo creio que elas tem traçado um bom caminho, o grupo tem crescido e se aperfeiçoado a cada comeback que faz, então tenho boas expectativas. Lembra muito AOA, de inicio elas eram bem flopezinhas, hoje elas já tem o espaço delas e tem trazidos boas musicas pro pessoal não desistir desse mundo de sofrencia que é o kpop KKKKKKKKKK
    Eu vejo que é muito questão de sorte mas também de investir em bons conceitos, coreografias, visual …. é muito dificil um grupo já debutar causando estrondo, tem alguns casos mas em maioria o crescimento é relativo com o empenho e tal … acho que muitos grupos dessa lista ainda podem surpreender e virar o jogo, como outros também podem flopar (espero que nenhum kk).
    https://somaisumaleatorio.wordpress.com/

    Liked by 1 person

    1. Sim, um grupo começar no sucesso é uma questão de sorte (Principalmente se não faz parte do Big 3), mas não acho que o crescimento é relativo com o empenho porque, se parar para analisar, não são muitos grupos que conseguem virar o jogo em algum ponto da carreira e começam a hitar embora a maioria sai promovendo até em pátio de shopping

      Liked by 1 person

  6. Achei bem interessante.
    Mas a ideia do mercado sempre é lançar algo igual/parecido para depois o artista ir moldando a sua imagem, isso é necessário para que crie polêmicas e o nome circule na mídia. Ser totalmente diferente pode sim dar certo, mas é importante as comparações no começo de uma carreira,a final, isso gera visibilidade.
    Enfim, adorei o post.

    Liked by 1 person

  7. Já tava pronta pra discordar sobre Mamamoo, mas o argumento até tá certo. Sobre Exo discordo em algumas partes, porque vejo eles mais como um Super Junior_ até nos vocais porque só se salvam três e no Super Junior também é o resto só pra encher linguiça_ mas vejo que eles tem um sucesso crescente na Ásia mesmo.
    Teu post foi interessante e uma visão de futuro mesmo pra mostrar que os grupos novos já estão preparados para preencher as lacunas que os velhos deixaram. Vejo agora calmamente que a JYP tá segurando nos eixos Twice e estão sabendo vender a imagem delas tão bem como Girls Generation teve, daremos mais alguns anos para ver se elas vão se manter. Já do BlackPink o seu futuro é bem osbucuro e incerto vendo que a YG cada vez mais não dá uma foda pra as meninas e até 2ne1 em começo de carreira teve um pouquinho de imagem trabalhada e fez hits, as meninas mal aparece em variedades e em comerciais toscos. Sem falar que na minha humilde opinião elas não conseguem passar aquela imagem que o 2ne1 tinha_ veremos, mas as coitada nem terminaram o tal projeto lá de quatro lados_
    Já os outros concordo em partes mesmo. Acho que o Seventeen daqui alguns tempos consegue bater de frente com esses citados mesmo.

    Liked by 1 person

  8. Eu vejo as AOA como as KARA depois que sairam do nugu.. coreografias visualmente perfeitas e vestes voltado pra fetiches (lixeiro concept de Mister e Reveillon da Globo de Jump x BDSM concept de Like A Cat e Formula 1 Concept de Give Me The Love).. apesar do gate q sofreram, acho q elas ainda têm chance.. Good Luck vendeu bem apesar de tudo… e no Japão, elas estão seguindo os passos das KARA já q estão com vendas bem regulares por lá.. (vender entre 25-40k não é pra qualquer kgroup atual) :v
    Tirando isso concordo em tudo… não vejo mta diferença entre Seventeen e GOT7 mas q EXO e BTS estão disparados, a isso estão.
    E viva às TWICE 😛

    Liked by 1 person

    1. A principal diferença entre Seventeen e GOT7, ao meu ver, é que Seventeen é bem mais promissor enquanto GOT7 já aparenta ter chegado ao seu auge comercial, mas atualmente não tem muita diferença mesmo não

      Já KARA tinha hits aegyo antes mesmo de chegar na sua Mister (Claro que houve um salto enorme para a popularidade delas em Revolution, mas em 2008 elas já estavam hitando sim), a única semelhança entre a saída do nugu do KARA pro AOA é que chutaram uma avulsa pra isso

      Gostar

  9. Uma geração está fadada a substituir a outra na indústria do kpop, então não tem como evitar comparações.

    A lista está ótima. Acho que se entenderem (tem gente que é difícil mesmo estando explicadinho né?) que se compara posição na indústria e não sonoridade, também concordarão contigo.

    Dos girlgroups da nova geração, ainda mais com o fim de IOI, a maior popularidade é de Twice, principalmente na Coreia. Inegável que no momento o grupo com mais chances de obter o lugar de SNSD como grupo da nação num futuro próximo são elas.

    Blackpink já vem com a força da mesma empresa de 2ne1, aliás YG sempre cria grupos de apelo muito similar, então…

    Quando vi a comparação G-Friend com cara estranhei um pouco. Achei que iam estar mais pra Apink, tanto em sonoridade quanto na posição de menininhas inocentes da nação mesmo quando tiverem 65 anos, espero que G-Friend mude esse conceito logo, não dá pra aguentar mais uma Into the New World no catálogo, sendo que até a original é chatíssima, desculpa mas é a verdade. Mas ao ler a explicação, concordo, elas tem uma grande popularidade e uma grande aceitação no Japão.

    Mamamoo tem meio que esse fator WG de, apesar de um fandom não tão expressivo ainda assim não pequeno, serem consideradas melhores musicalmente. O que WG fazia muito melhor e Mamamoo ainda tem que concertar porque em maioria são um loop da mesma coisa chata, como G-Friend, mas como os vocais são fortes, o povo releva (não devia).

    AOA desde que passaram para o conceito sexy tem mais espaço e dos grupos novos são as que melhor executam o conceito. Tal como Sistar.

    Não entendo tanto de boygroups. Sei um pouco mais dos “antigos”, mas não acompanho nada dos novos. Mas pelo barulho que fazem acho super certas as comparações feitas.

    Liked by 1 person

  10. Esperado que o g-friend passe por uma mudança de conceito de verdade nesse próximo comeback e que lancem algo à nível de mister mesmo, por que por enquanto pra mim elas tão naquela zona de apink de “grupo com conceito estático que arranca o dinheiro dos tiozões” :V (só que com músicas boas, claro)
    E coitado do got7, eram eles que deviam sem o novo suju se a JYP fosse menos preguiçosa.
    ps: dougie, põe aquela barrinha lá dos comentários recentes que nem tem no asian mixtape, eu quase perco o comentário da blackjack básica se eu n stalkeasse todo mundo no twitter :v

    Liked by 1 person

    1. Block B é de 2011, só considerei o povo de 2013 (Ou de 2012 que só foram virar alguém em 2013) pra frente, se eu colocasse eles teria que colocar nomes como Apink e Dal Shabet (rs) que nem considero dessa geração

      After School ainda não tem ninguém nem pra cogitar ser possível sucessora

      Gostar

  11. Só fiquei na dúvida por conta do BtoB/ BEAST … o que aconteceu foi meio q o contrário… BtoB começou a apostar nas baladas como titles e meio que achou um nicho ..qdo Beast foi perdendo popularidade (no último 1 ano e meio/ 2) a Cube forçou o grupo a se jogar nas baladas tbem…mas isso foi só no último ano deles lá, então não sei se conta. hahaha Beast sempre teve titles upbeat e, geralmente, baladas como pré-release. A excessão foi Butterfly/Ribbon (2016) mas que pra mim foram músicas de despedida mesmo pq eles já sabiam q iriam sair da Cube. Acho que ainda está para aparecer um grupo pra substituir Beast e Infinite…chutaria um Astro/Snuper, respectivamente… mas ainda duvido q Astro seja capaz…ahahhaha não sei…não sei

    Gostar

  12. Eu acho que não poderia opinar em “quem substiria quem”, mas tenho quase certeza que os donos da industria do kpop, daqui 5 anos serão BTS, EXO, IKON e WINNER, e Block B se os membros não tivessem que ir pro exercito em breve…
    BTS e EXO tem uma força muito grande…
    E IKON e WINNER estão crescendo cada vez mais, IKON já é considerado um dos grupos mais populares no Japão, fazendo uma turnê gigante pelos Domes, lançou só um single meia boca ano passado, e mesmo assim, ficou entre os 10 boygroups masculinos que mais vendeu… Já o WINNER teve todas as musicas do album deles no TOP100 de musicas mais vendidas de 2014, em 2016 Sentimental foi a segunda musica de boygroup mais vendida da Coreia, perdendo só para Toy do Block B…

    Eu apenas acho que esses grupos vão dominar o kpop em alguns anos…

    Já os femininos eu não aposto tanto, pois qualquer coisinha já pode destruir a carreira delas da noite pro dia, vide 2ne1…

    ~kissus

    http://quase-otome.blogspot.com
    http://porrakpop.blogspot.com

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s