Gugudan continua com esse nome horrível, mas os outros erros do debut foram corrigidos com “A Girl Like Me”

Depois de Cosmic Girls e NCT Dream saírem de debuts pavorosos para comebacks que são melhores e/ou mais aceitáveis em questão de sonoridade e conceito, hoje foi a vez de Gugudan se redimir de ter lançado, bom, aquilo ano passado para arrumar a casa com o girl crush “A Girl Like Me”:

A música em si não é tão forte sozinha. Ela tem um refrão bem bom e uns versos legais que conversam muito bem entre si, e a música é bem correta em sua estrutura. Não tem nada muito “uau que foda” para fazer disso um jam, mas ela ser bem curtinha e sem erros graves faz A Girl Like Me ser um pouco mais interessante quando colocada em loop. Isso e, claro, se comparar com o debut foi um avanço e tanto, mas sozinha não tem muitos motivos para elogiar (Assim como não tem motivos para criticar).

Resultado de imagem para Gugudan A Girl Like Me

O MV também segue a linha basicona porém efetiva da música, com elementos que sempre funcionam em vídeo. Nada de inventar um conceito mirabolante e sair um mico sem fim, botaram elas bonitinhas em cenários bonitinhos pra fazer carão e em um estúdio com iluminação colorida para coreografar (Como quase todo mundo vem fazendo na Coreia). Se peca na falta de originalidade, ganha na execução, pois embora essas coisas não sejam lá tão comentáveis, ainda funciona comigo.

“A Girl Like Me” é aquele comeback que preza mais em ser mais correto e agradável para todo mundo do que o mais novo hino nugu para alguém. O tipo de música automática que algum girlgroup trend lançaria e boa parte da fanbase falaria “Ah, vai hitar só porque são elas, se fosse com outras nugus não apareceria nem no Top 100 do Melon”, mas como isso veio parar nas mãos de Gugudan (Esse nome continua horrível) ficou uma música boa e que deve flopar.

24 comments

  1. Engraçado essa sua mania de achar que tudo que lançam hoje em dia é “just ok”, “playing safe”, sem inovações. Foi a mesma coisa com o debut e o comeback da Jessica
    Bem vindo ao kpop, nem os grupos mais bem sucedidos tão inovando em nada, acha que elas que vêm de uma companhia pequena têm a obrigação de inovar? Me poupe
    E acho o nome do grupo lindo!

    Liked by 1 person

    1. Mas eu gostei do comeback justamente por não inventar nada e fazer o basicão bem feito
      Esses comebacks/debuts mais “safe” não dão muita abertura para serem completamente empolgantes, assim como não tem como serem erros por completo. Comigo são músicas boas e só, assim como tem músicas que vou achar maravilhosas e o resto do mundo vai achar ok (Como Kiss On The Lips, por exemplo)

      Gostar

      1. Mas acho que vc deveria parar de tratar a falta de inovação como algo relevante e obrigatório, pq no mercado coreano o que vende é justamente a mesmice. Quando começarem a inovar demais, vai deixar de ser kpop. Mas enfim, adoro seu blog e gostei do resto da análise

        Liked by 1 person

        1. Eu nunca tratei inovação no Kpop como algo obrigatório, só acho válido comentar quando o grupo tenta algo novo ou não. E eu nem cobro inovação, só acho legal quando os grupos fogem da sonoridade em voga atual.

          De resto, acho que muita gente lê “jogar no automático” e já associa como se isso fosse algo ruim, quando não é assim. Os singles da Jessica eu realmente acho automáticos e preguiçosos, mas A Girl Like Me ficou legal (Não do tipo “caramba que hinão da porra” mas legal)

          Gostar

          1. Mas você não comenta só quando o grupo tenta algo novo, você também comenta (sempre) quando o grupo não inova…

            Eu achei os singles da Jessica bem coerentes e fieis a ela. Uma coisa é você ser “robô” e refém dos desejos de uma companhia, que já tem tudo planejado de acordo com a imagem desejada para um grupo. Outra coisa é você se lançar solo e poder fazer tudo como quer

            É aí que entra uma definição rara no kpop: a liberdade musical. Até por ser namorada do dono da Coridel, a Jessica teve livre arbítrio pra fazer tudo o que quis (a louca conseguiu verba pra ir filmar o MV numa montanha de gelo), e o fato de ela ter escolhido compor a letra e a melodia das músicas e ainda arriscar lançar algo em EDM, é admirável… e inovador

            Gostar

  2. Pra quê tantos comentários sobre a Jéssica???
    Já que estão comentando, também vou. Achei TUDO insuportável, bem a cara dela.
    Sobre Gugudan, esse comeback foi tipo, muito surpreendente pra que debutou com aquela música irritante estilo Lookie Lookie. O white aegyo ficou lá em 2015 mesmo.
    O resto do mini delas é agradável, não é aquele lacre como todos falam mas pro Gugudan tá perfeito.

    Liked by 1 person

    1. Aquele momento em que “insuportável, bem a cara dela” pode ser visto como um elogio. Até porque você pode até achar insuportável, mas foi ela quem fez, a maior parte, do que foi entregue no debut e no comeback

      E você, fã de quem seja, provavelmente não pode se dar ao orgulho de dizer isso rs

      Liked by 1 person

      1. Dá na cara de quem? Não sou obrigada à amar sua fave! Ela pode até ter ido na fábrica ajudar a colocar os cards no álbum que ainda pra mim é insuportável.
        O negócio que é que os sones acham que todo mundo deve amar de paixão todas do GG e a ex GG.

        Liked by 2 people

  3. Gente, uma/um fan descontente resolveu aparecer no blog!!1 Dougie, esse eh o momento de fazer aquele post provocativo. Aproveita! o/
    Sobre Gugudan, dizer que o nome eh pessimo eh redundancia. Alguma coisa no instrumental da musica me lembrou Big Boys Cry da Namie, so que A Girl Like Me consegue o feito de ser inferior a um dos piores singles da Namie. Nao to dizendo com isso que AGLM seja ruim, so que o ruim da Namie eh melhor que metade do que se lanca no kpop. De qualquer forma, essa musica ja foi um avanco em comparacao ao que lancaram ate agora, os fans podem ter esperanca.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

