“Night Rather Than Day” não funciona como single de girlgroup de kpop, mas funciona como faixa do EXID

EXID está de volta sem Solji (Que foi diagnosticada com hipertireoidismo e está afastada desse comeback para se cuidar) e com um novo mini-álbum, “Eclipse”. A faixa promocional do álbum se chama “Night Rather Than Day”, e para um grupo que era conhecido por relançar Up & Down sempre que possível, temos que dar créditos para elas terem lançado algo tão fora da caixinha quanto isso aqui:

Essas thumbmails de baixa resolução estão ridículas e não é a 1ª thumbmail assim em um MV do EXID, alguém da Banana Culture dá um jeito nisso

Quando a gente fala de girlgroup de kpop, o que a gente espera além de uns álbuns meia bomba são faixas dançantes, coreografias interessantes com key moves que façam o povo querer copiar, um conceitozinho mais memorável, refrão chiclete, instrumental fácil que fica na cabeça, enfim, essas coisinhas que uma boa música pop deve ter sempre. E, bom, não temos nada disso nesse single do EXID.

Quando eu digo isso não quero dizer que a faixa esteja ruim. Pelo contrário, achei esse clima de street R&B bem gostoso para momentos no qual eu reflito sobre a vida dentro de um trem da CPTM quando não resolve entrar em greve ou no busão lotado voltando da faculdade (Além disso, está bem melhor que aquela L.I.E), ela só não é o tipo de faixa habitual para um girlgroup de kpop. Como faixa 4 ou 5 do EP usada apenas para preencher álbum, talvez, mas inesperado para title track (Claro que aqui rolaram uns cuidados especiais para a faixa não soar como uma b-side fillerzona e ter algum impacto no ouvinte). Talvez fosse até necessária para tirar aquele stigma de reciclagem que o grupo carrega e é uma mudança interessante para o grupo, mas é uma pena que não dê vontade de ouvir mais que 3 vezes isso.

Dito isso, tudo está bem feito e correto na faixa. Eu particularmente não senti a falta de Solji (O fato de não ser lá muito ligado em EXID ajuda), e mesmo com ela sendo vocal principal do grupo, nenhum vocal nessa faixa está tão destoante assim e a harmonia ficou legal, ou seja, seguraram bem a onda. Por outro lado, sem Solji o destaque da faixa fica bem mais claro para o rap da LE, que é ótimo. O instrumental é gostoso, redondo e é executado sem grandes problemas, mas também sem grandes ápices, e a melodia me agradou.

No fim, temos uma boa faixa mas que não tem lá muito replay factor assim, de um bom grupo que não me desperta tanto interesse assim. EXID está meio perdido nessa chuva de solistas que vão fazer comeback/debut esses dias (Teve a Eunji do Apink junto com EXID e ainda temos Lee Haeri do Davichi, Gong Minzy e IU nos próximos dias, além de solistas não tão relevantes para o K-pop mas que mandaram bem também, como Meng Jia lá na China e Miso do Girls Girls na parte nugu da indústria), mas ainda assim, ouvir “Night Rather Than Day” é agradável o suficiente para mim.

Anúncios

10 comments

  1. Junghwa não estragando tudo foi uma linda surpresa. Como title eu não curti muito, faltou impacto, mas dentro do ep ficou uma delicinha, todas as músicas de eclipse são bem coesas e soam muito bem, tem até tropical house pedante no meio só que um que eu não odiei, o solo da Hani tá bem melhor do que o de Street porque menina canta dentro do alcance dela, amém.

    Boy (espero que promovam essa junto com a title nas eliana da vida) e Velvet (solo da LE) foram as que eu mais gostei, mas já comprei todas no k2nblog

    Liked by 2 people

  2. Acho que faltou um refrao com impacto e que gruda na cabeca pra fazer o negocio dar certo, mas foi interessante ver elas tentando algo diferente. Em relacao ao MV, nao entendi Hyerin (?) fazendo cosplay de Natsume Mito, erraram feio no cabelo da Junghwa tbm, mas Hani e LE se salvaram. Fora isso, gostei da maquiagem da Junghwa nas cenas da banheira (qual eh a da banheira nos videos de kpop?) e tbm da LE, que por sinal parece com a maquiagem da Bom em Missing You.

    Liked by 1 person

  3. Sinceramente, eu adorei essa música!!! Tem um clima super good vibes e não parece forçar (tipo, obviamente é uma música ambiente e ninguém vendeu isso como a grande virada do K-pop). EXID pra mim está virando meu substituto das WG, ou seja, o grupo que você é stan mais das músicas em si do que qualquer outra coisa xD (e olha que isso no k-pop é bem difícil de acontecer kkk)

    Liked by 1 person

  4. Na verdade achei a música bem sem graça e fraca. Legal que elas estejam mudando, mas isso tá mais sem graça do que aquela outra. A única música delas que colou comigo ainda foi “i are” mesmo, por conta do ritmo ser mais empolgante e ser um popzinho gostoso. Exid não tá colando comigo mesmo

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s