TAG – Eu Respondo, Vocês Respondem.

A proliferação de blogs asiáticos continua a todo vapor, e enquanto a parte especializada e respeitada fica lá se matando entre si com indiretas, livros e disputas de relevância dos grupos de K-pop, a imprensa debochada de fundo de quintal segue unida e interagindo pacificamente através de tags. Quem diria, né? Bom, contextualizando: Essa tag foi criada por Ethan e Vespaquita do Old New K-pop (Que já me veio depositando o jabá para colocá-los no blogroll, já vai) e o Carlos, do Delirios da Madrugada (Que quinzenalmente vem me acusando de ser a Mara Maravilha da blogosfera e me culpando do blog dele estar um suposto fracasso) me indicou a fazer essa tag que já rodou meio mundo aí, né. A tag é simples, onde tem umas perguntinhas sobre a vida de kpopper e eu irei respondê-las, então vamos lá:

1 – COMO E QUANDO VOCÊ CONHECEU O K-POP?

Já tem um tempo que eu contei para vocês sobre como eu conheci música asiática através do Davichi há quase 10 anos, mas ali o foco foi mais em ballad, né. Eu fui conhecer K-pop um pouco depois de conhecer Davichi, seja por interesse próprio em ouvir mais pop coreano ou pelas TVs da LG passando o vídeo de Kissing You do SNSD como propaganda nas Casas Bahia, mas principalmente pela versão brasileira do Audition, onde tinha uns nomes que provavelmente nem você tenha ouvido falar, como As One (A dupla de R&B) e PK HEMAN. Um belo dia no final de 2008 alguém lá no jogo resolveu me contar que esses nomes tinham DE FATO uma carreira ao invés de só ser um povo contratado para encher linguiça na playlist do jogo. Audition foi o fator principal para me interessar de vez em K-pop, por bem ou mal.

2 – QUAL O PRIMEIRO MV DE K-POP QUE VOCÊ ASSISTIU?

Desconsiderando Davichi por, teoricamente, elas não serem K-pop, o 1º MV de K-pop que eu vi foi Baby Cat, do girlgroup Cats, que debutou em 2007 e… Bom, morreu por lá mesmo. Eu queria muito ter o álbum para ouvir aqui e relembrar os velhos tempos, mas para isso não existir nem no Jpopsuki é sinal de que ninguém tem isso e elas floparam bastante. A música pelo menos rendeu uma participação em Audition, me permitindo conhecê-la.

3 – QUAL FOI A PRIMEIRA IMPRESSÃO QUE VOCÊ TEVE DO KPOP?

Very, very cool.

Resultado de imagem para Britney Spears very cool

Eu não sei se devia sentir algo a mais, mas não senti muita coisa logo de início a não ser um grande e sincero “Legal”. Sóóó depois que eu joguei muito Audition e me acostumei com coreano que eu fui ter um apreço maior por pop oriental, até porque o ocidental vivia dias melhores do que os atuais onde eles hitam Closer. Em alguns momentos também não entendia muito bem o fato de todas se vestirem igualmente e tudo aquilo que chamamos de “Conceito” hoje em dia, mas enfim, não foi amor logo de cara não (Eu culpo a descoberta de Lee Hyori nesse processo).

4 – VOCÊ PREFERE GIRLGROUP, BOYGROUP OU SOLO?

Obviamente não são boygroups. Na escassez de solo eu acabo ficando com os girlgroups, mesmo que girlgroups demorem mais tempo para colar comigo do que solistas que já lançam #hinos logo em seus debuts. Eu até me empolgo quando algumas integrantes anunciam carreira solo no K-pop e não deixe tão na cara que seja uma balada meia boca introspectiva ou uma música de cafeteria feat. Junggigo. Mas enquanto a cultura de solistas não ressuscita na Coreia em forma de Drag Queens, vamos botar os girlgroups como faves.

5 – QUE MÚSICAS E MVS VOCÊ MAIS GOSTA E POR QUÊ?

Mais um adendo que tenho que fazer pois a minha música coreana favorita segue sendo Sad Story, do Loveholic, e mais uma vez, não é K-pop.

Do K-pop, facilmente Chitty Chitty Bang Bang é a minha música favorita, e vocês não sabem no quão puto fiquei ao descobrir que o Icônico Break que tem no MV NÃO FAZ PARTE DA FAIXA, assim como vários outros breaks que Hyori só coloca nos MVs ou lives para o povo gritar “HYOLEE! HYOLEE! HYOLEE!” loucamente. Mas é fácil a minha favorita do K-pop.

Já MV favorito fico entre dois: Sixth Sense, do Brown Eyed Girls, e I Feel You, do Wonder Girls. I Feel You por todas as referências oitentistas e estéticas do vídeo funcionarem muito bem, com tudo isso acontecendo DENTRO DO ÚTERO DA SUNMI.

E Sixth Sense pelo simples motivo de: QUE. VÍDEO. FODA. DO. CARALHO. Só a abertura épica já me deixa todo me tremendo, e todo o resto do vídeo vivendo a revolução e guerra contra o sistema me faz até esquecer o fato de não entender nada do que está rolando de fato.

Eu não tenho o costume de assistir vídeos freneticamente, mas esses dois são coisas que eu assisto quase que toda semana aqui em casa. Maravilhosos.

6 – QUAL SEU GRUPO ULTIMATE E POR QUÊ?

Atualmente Dal Shabet, seja por stan mesmo e pelos lançamentos frequentes (Até agora) ou pelo fato delas serem as únicas com chance de sobreviverem ao apocalíptico período de disbands dos girlgroups da virada de década. Ainda dá tempo da Coreia largar Signal e hitar Someone Like U de uma vez (Ou comprar FRI. SAT. SUN. nos finais de semana, para ser fiel ao conceito). Já tive tempos onde era Brown Eyed Girls, Wonder Girls e um passado negro onde era SONE (!!!) lááá por 2010, mas felizmente estou curado pelos 4 (Que antes eram 6) anjos de luz da Happy Face.

7 – QUEM É SUA ULTIMATE BIAS E POR QUÊ?

Resultado de imagem para Lee Hyori Bad Girls gif

DEUS NO CÉU E LEE HYORI NA TERRA, é o que sempre digo. Chega a ser ridículo eu ser stan de uma mulher que nunca lançou álbuns por dois anos seguidos e abandona as promoções do álbum em 2 semanas por simplesmente ESTAR CANSADA em um K-pop onde a regra é, pelo menos, uns 2 ou 3 EPs por ano. Mas acho que é por isso que eu amo essa mulher: Ela é autêntica em como leva sua carreira (Já que nas músicas é plágio em cima de plágio) e sincera com seus ideais, além de ser gostosa as fuck (Um dia será meu body goals, mas por enquanto estou feliz do jeito que estou) e fica bem na cara que ela faz o que quer na hora que quer, ao invés de ficar lançando álbum em cima de álbum para alimentar o financeiro das gravadoras. Só espero que esse comeback a empolgue em levar a carreira até os 70 anos ao invés de ser uma formalidade em se despedir do povão e voltar a sua vida hipster na Ilha de Jeju.

Resultado de imagem para Lee Hyori Bad Girls gif

8 – GRUPOS QUE VOCÊ NÃO GOSTA E POR QUÊ?

Tem diversos grupos que eu nem escuto então nem tem como falar se eu gosto ou não, além de grupos que eu não gosto atualmente (Big Bang e Super Junior, por exemplo) mas já lançaram alguma coisa que já me fez gritar QUE HINÃO DA PORRA (Dos que citei tem Haru Haru, Tonight, Blue, BONAMANA, Mr. Simple, Opera…). Não gostar MESMO acho que, atualmente, só iKON. Tudo isso que vem acontecendo envolvendo o meu nome e o dessa boygroup pode parecer hate por hate mesmo, mas se vocês pararem para notar eu ouvi QUASE TUDO QUE ELES LANÇARAM (Só não ouvi uma bobagem que eles lançaram ano passado que acho que é WYD) e TUDO É BEM RUIM. Ou seja, eu sigo o que eles fazem, de qualquer forma, pois eu tenho que ter motivos para odiar, certo? E a discografia pavorosa até aqui é mais que o suficiente, por enquanto.

And that’s all, folks. Mais uma vez, obrigado ao Carlos pela indicação na tag, e agora posso passar a bola para a Driele, do blog Não Seja Julieta, fazer. Se ela vai ou não fazer eu já não sei, mas espero que sim, né. Ah, e fica a vontade para fazer a tag, também, viu?! Ninguém está te impedindo a isso ❤

14 comments

  1. Voce não me chamou pra tag mas eu vou fazer assim mesmo pq achei interessante mas não tenho um blog.

    1 – COMO E QUANDO VOCÊ CONHECEU O K-POP?
    Top Mundi MTV, com TVXQ keep your head down. Conheci por ai, mas me empolguei mesmo foi no mesmo programa, mas com Mr Simple. E se vc tem um passado obscuro como SONE, eu tenho como pseudo ELF (digo pseudo pq na verdade eu era bem poser, mas amava o grupo). Foi amor a primeira vista pelo Yesung ❤

    2 – QUAL O PRIMEIRO MV DE K-POP QUE VOCÊ ASSISTIU?
    Já respondi antes.
    PS: Da pra entender pq BabyCat ficou no passado :s

    3 – QUAL FOI A PRIMEIRA IMPRESSÃO QUE VOCÊ TEVE DO KPOP?
    "ASIÁTICOS BONITOS ANDANDO EM GRUPO AHHHH!!!!1!!" Sim, fui madura aponto de me aproximar do kpop por puro fetiche, tanto me mesmo adorando os meninos do SJ, eu nunca me empolguei pelas musicas. Mas fui ficando entediada e comecei a caçar musicas melhores (e assim conheci Hyori, unica coreana dona de uma discografia realmente boa, com os plágios e tudo!). Dai fui conhecendo outras coisas legais, e acabei ficando por aqui por ser um estilo bem "pra cima".

    4 – VOCÊ PREFERE GIRLGROUP, BOYGROUP OU SOLO?
    Depende. Minha favorita é solista, mas antigamente eu só gostava de boybands, e achava que quem gostava de girlgroup era pedófilo tarado, mas hoje sou capaz de admitir que musicalmente elas são melhores. Mas prefiro sempre integrantes de boybands, pq eles são idiotas e eu tenho gosto estranho :v
    A proposito, recentemente tenho visto muito video sobre o Sehun do EXO. Devo ficar preocupada?

    5 – QUE MÚSICAS E MVS VOCÊ MAIS GOSTA E POR QUÊ?

    Miss Korea (cê jura *sarcasmo*). Eu já gostava dela, mas a classe e a mensagem do MV me pegou de jeito. Pode parecer bobo, mas a letra sobre autoestima me tocou em um momento em que eu não estava bem, e vindo de quem veio, foi realmente importante.

    (pulando a 6 e a 7 porque já respondi em outras questões)
    8 – GRUPOS QUE VOCÊ NÃO GOSTA E POR QUÊ?
    SNSD, Big Bang, Twice e BTS. Reconheço que todos tem algumas musicas boas e tal, mas o fandom fode e eu tenho uma queda pelos flops, o que me faz ter pirracinha infantil com grupos grandes que já tem tudo. Assim, bem madura mesmo :v Mas já tentei gostar ao menos do integrantes, mas nem isso deu, simplesmente não me cativaram.

    Adorei a TAG. Adoro ler essa coisas pra saber mais das pessoas, e foi legal saber mais de você. Traga mais TAG 🙂

    Liked by 1 person

  2. Pra quem acompanha o blog boa parte das respostas nao causam surpresa. Nao sei como vc conseguiu escolher musicas e MVs preferidos, pra mim isso eh impossivel. Vou tentar responder tbm.
    1- Acho que foi em 2010, nao tenho certeza. Acho que ja tinha visto alguma coisa do 2NE1, e ja conhecia umas musicas da Boa, mas passei a acompanhar mesmo depois de ver um MV do SNSD no Youtube.
    2- Algum do SNSD, nao lembro qual.
    3- Ja conhecia Jpop, entao a impressao que tive foi “legal, parece Jpop”.
    4- Acompanho pouco solistas e boygroups, prefiro girlgroups.
    5- Nao consigo escolher alguns, realmente depende muito do momento.
    6- Nao tenho grupo ultimate. Na epoca que comecei a ouvir kpop ate 2013 eu diria que era o SNSD, mas depois disso nao tenho mais grupos favoritos, apenas grupos que funcionam mais comigo do que outros. Incluiria T-ara, Nine Muses, talvez o falecido 4Minute.
    7- Era Jessica, agora tenho muitas biases, nao tenho como escolher uma. Namie eh minha solista preferida, vale escolher ela como ultimate bias do continente?
    8- Concordo com vc, tem grupos que lancaram boas musicas no passado, outros que nao acompanho, uns que nao fedem e nem cheiram e uns que nao gosto mesmo. Se tivesse que citar alguns: BTS, EXO, Ikon (tentei ouvir alguma coisa desses grupos, mas nao desce). Girlgroup meia boca tbm nao falta, principalmente dos novos. Ex: Lovelyz, WJSN, CLC. Dos antigos citaria o SNSD pos IGAB (foi meu limite) e Sistar.

    Liked by 1 person

    1. Chitty Chitty Bang Bang foi fácil pois eu ouço há 7 anos e a sensação de hinão da porra é a mesma. Incrivelmente icônica.

      Já nos MVs eu fui pelo critério dos que assisto pós buzz do lançamento, e são os dois que eu citei. Tem alguns MVs que considero melhores (Tipo os dramas de duas partes do T-ara), mas que não me dá vontade de assistir sempre como Sixth Sense e I Feel You

      Gostar

  3. “…Na escassez de solo eu acabo ficando com os girlgroups…”

    “DEUS NO CÉU E LEE HYORI NA TERRA…”

    ” I Feel You por todas as referências oitentistas e estéticas do vídeo funcionarem muito bem, com tudo isso acontecendo DENTRO DO ÚTERO DA SUNMI.”

    Ai Dougie ❤ que bonito isso, chega até a escorrer uma lágrima de emoção aqui ❤

    Respostas tão icônicas!!!!!!!

    Gostar

  4. Eu participo muito pouco, mas decidi ser intrometida e responder também.
    1 – Uma amiga me apresentou Super Junior, antes disso, eu já tinha visto por acaso uma apresentação do T-Ara com Bo Peep Bo Peep, mas eu não manjava nada e achava que elas eram japonesas.
    2 – Sorry Sorry.
    3 – Nossa, como eles são sincronizados! Eu gosto de música animada, então eu achei legal, mesmo que todo mundo para mim fosse igual dentro dos grupos.
    4 – De modo geral, Girlgroup. Solistas eu gosto das músicas, mas não ligo muito para quem está cantando e boygroup, eu prefiro quando eles agem como moleques saídos da 5ª série do que pegadores fodelões.
    5 – Eu não ligo muito para MV, acho que a música tem que funcionar sozinha. Já música, acho que a preferida é Liar do Teen Top, nem é lá aquelas coisas, mas acabou sendo muito marcante para mim.
    6 – T-Ara. Gosto delas, das músicas (Tiamo não) e das tretas. E no começo eu achava mais fácil diferenciar elas entre si do que em outros girlgroup, mas eu tive fases 2NE1, 4Minute, Red Velvet. Atualmente, eu ando com uma quedinha por Sonamoo, mas não que vá chegar a um ultimate.
    7 – Chunji do Teen Top, estranho eu sei, mas toda vez que eu vejo ele me dá um coiso. Ele canta legal até, mesmo não tendo muito destaque, mas acho que é mais porque ele é bem carismático nos programas de TV.
    8 – SNSD, não que eu realmente não goste, gosto de umas músicas, mas elas são muito insossas para mim. BTS, mais por causa do fandom, Seventeen, eu só conheço uma música, mas não consigo ir com a cara deles, Black Pink, eu gosto da músicas, mas a Jennie me faz desgostar de todo o resto e iKon porque é ruim, sem graça, sem carisma.

    Gostar

  5. É tão estranho porque já sabia exatamente nas partes das favoritas e de grupo 😆 vc sempre fala, e uma coisa em comum é que conhecemos o kpop quase na mesma época, mas também nem liguei muito, depois que ouvi T-ara, SNSD e 2ne1 foi que me importei, pela grande variedade de grupos e estilos e sons diferentes e o grupo masculino que ainda tem minha atenção é o TVXQ e Shinee

    Gostar

  6. Apareci aqui, pela primeira vez, pra deixar um comentariozinho: Quero falar que _AMO_ entrar aqui e te ver enaltecendo Dalshabet. Ver elas no group ultimate foi maravilho, mas não era como se eu não esperasse por isso. Nunca comento ou apareço aqui, mas sempre acompanho o blog e adoro seus reviews. Parabéns! E obrigada pelos ótimos reviews (e as vezes shades) que você trás pra gente. ♥

    Gostar

Deixe uma Resposta

