Chung Ha vem com o 666º tropical house do K-pop contemporâneo, e eu ainda suporto isso

Até uns 5 dias atrás eu não sabia e/ou lembrava que Chung Ha era ex Produce 101 e não acompanhei I.O.I o suficiente para saber que ela também fazia parte do grupo (De nome ali só lembro de Sohye e Somi, desculpa), e considerando o destino de todas as outras, achei corajoso da parte dela se arriscar como solista. Claro que por não saber quem era a única expectativa que tinha era a de um comeback digno do santíssimo nome “Hands On Me”, abençoado por Namie Amuro, Ariana Grande e… Bom, tem Taeyeon também. Com Chung Ha, Hands On Me acabou sendo uma ótima intro, mas a title track foi “Why Don’t You Know”:

Assim… É um tropical house. Tropical House no K-pop é algo que deveria ter parado depois que até a YG parou de tentar algum vanguardismo e se rendeu a onda, mas estamos no meio de 2017 e continuamos assim. Tem algum problema com isso? Comigo ainda não, porque A) Tropical House ainda não saturou comigo, já que B) Eu não costumo stanear músicas do tipo. Uma ou outra música acaba colando comigo, tipo Blue Moon da Hyolyn ou a própria Really Really do WINNER, mas no geral são todas ouvidas agradáveis que posso até simpatizar muito, mas depois de 2 dias nem lembro mais que ouvi. Então não é como se eu tivesse cansado de ouvir, sabe? Why Don’t You Know vai continuar servindo como ouvida casual feito quase todas as outras, e se eu viciar nisso um dia é lucro.

W5Ue98.jpg

Ah, tenho que dizer que essa menina cantando é igual a qualquer solo do SNSD na praça. Não sei se é o timbre ou o jeito meio sofridinho que ela tem desenvolvendo vocalmente a faixa, mas se me pegam desavisado eu já estaria me questionando como que a SM dá outro comeback para a Taeyeon, viu?! É IGUAL. Do mais o instrumental é OK, o rap de Nucksal (Rapper na Coreia arranja cada nome artístico que vou te contar, hein…) é aquela coisa óbvia que passa e ninguém lembra mas também não ofende, o refrão poderia ser melhorzinho, mas no geral está bom.

O MV tem um seríssimo problema comigo onde as gravações a céu aberto e nos ambientes fechados não combinaram como um único MV. Parece que tinham duas ideias de MV diferentes e não faziam ideia do que colocar, então juntaram os dois e boa sorte. As transições são estranhas de ver, mas tem pontos positivos que dão para levar o MV de boa, tipo os visuais dela que estão sensacionais…

Resultado de imagem para Chung Ha Why Don't You Know gif

… A coreografia sendo ela basicamente balançar a bunda por 3 minutos também está maravilhosa…

… E que fica ainda mais maravilhosa com o live.

… Mas o principal disso tudo é mostrar que ela se garante sozinha. O K-pop dá para fazer a gente perceber quando uma cantora ou integrante de girlgroup simplesmente não funciona sozinha, quando não tem muita presença ou não chama atenção o suficiente fora de seu grupo, daquele tipo esforçada mas fica devendo. Porém, não senti isso com Chung Ha. O MV não é dos melhores, mas ela é um ponto alto dele, e para um debut nas condições dela, é o que importa.

No geral, foi um debut promissor. Tem seus altos e baixos, mas Why Don’t You Know mostra que Chung Ha tem potencial para seguir sozinha mesmo ao invés de outras 8 garotas dividindo spotlight com ela. Talvez com uma faixa com impacto maior e sem seguir o que todos vem fazendo ela chame mais atenção e dê mais buzz do que apenas pelo fato dela ser uma ex-I.O.I, mas como não tinha expectativa nenhuma para isso, foi um debut agradável. E já que o Tropical House não morre de vez para dar lugar ao reggaeton do momento, que continue agradável comigo.

10 comments

  1. Hands on me da Namie >>>>>>>>
    Sem duvidas o ponto alto desse debut eh a propria Chungha e concordo que ela convence como solista. As comparacoes com o que a Taeyeon vem lancando sao inevitaveis e se Why nao me agradou nao vai ser a versao generica que vai conseguir esse feito. Porem, acho que a principal falha dessa musica esta nos vocais. Ela nao soa confortavel, me lembrou a Hani em metade das musicas do EXID. De qualquer forma, acho que esse debut foi promissor, boa sorte para a Chungha pq o negocio nao ta facil pra solistas.

    Liked by 1 person

  2. Eu não curti muito o debut dela não, mas funcionou comigo mesmo assim porque é isso mesmo, a Chungha tem star power: ela é linda, carismática e dança demais da conta. A empresa dela é bem nugu então deve que nao tinham orçamento pra nada, mas potencial pra acontecer ela tem de sobra.

    Quanto ao comeback do wjsn Dougie, escute a bside babyface, uma das melhores coisas do ano até agora.

    Liked by 1 person

      1. Eu ainda acho um desperdício a Sejeong, Mina e Nayoung estarem naquele grupo nugudan com aquelas avulsas, mta garota pra pouco spotlight. Pristin tb achei desnecessário ser daquele tamanho todo, gente só eu acho que o mercado tá super saturado de GG’s gigantescos agora? já basta TWICE. Gosto da fórmula de G-FRIEND por isso, 6 ou 7 integrantes no máximo, se n tem um conceito diferencial.

        Gostar

Deixe uma Resposta

