9 coisas que BTS criou na Coreia e que ajudaram a redefinir os conceitos de K-pop

Já havia um tempo que alguns dos leitores pediam para fazer a versão boygroup do icônico e atemporal post com 8 coisas que as criadoras do universo SNSD inventaram no K-pop, mas honestamente estava sem inspiração para fazer isso e fiquei enrolando ATÉ QUE surgiu esse vídeo:

Me deu uma vontade enorme de defender BTS e mostrar que somos obrigados SIM a ouvir as maiores lendas da música coreana atual, então usei todas as minhas fontes de pesquisa e meu conhecimento sobre cultura coreana para trazer aqui coisas que o BTS inventou e que redefiniram o conceito de K-pop para nós, meros mortais. Pois mesmo com todas as minhas dificuldades em enaltecer boygroup, não podemos negar os feitos dos ícones coreanos, né?!

BTS INVENTOU O CYPHER

O cypher é uma espécie de “círculo” onde rappers e/ou b-boys (girls) se juntam para fazer livremente o que sabem fazer (Seja freestyles de rap ou de dança). O cypher é algo comum na comunidade urban/hip-hop, mas os rappers de K-pop desconheciam o estilo ou não eram bons o suficiente para improvisar com suas habilidades, até que as lendas do rap coreano Rap Monster, J-Hope e Agust’D não só introduziram o Cypher no K-pop como redefiniram o conceito comercializando os cyphers em seus álbuns (Normalmente, Cyphers são livres e sem nenhum fim comercial). Isso pode explicar a popularidade que programas de rap coreano como Show Me The Money e Unpretty Rapstar conseguiram nos últimos anos.

BTS INVENTOU A BILLBOARD

Imagem relacionada

Antes, a Billboard no K-pop era só mais um chart irrelevante sem nenhuma importância no cenário musical, sendo menos importante que charts de maior histórico e relevância cultural como os Mutizens do Music Bank ou o chart do M!Countdown. Mas depois que BTS conseguiu inúmeros #1 nos charts da Billboard, incluindo charts importantes para a revista como World Albums e Social Media e, mais recentemente, o prêmio de Top Social Artist no Billboard Music Awards, a Billboard magicamente se transformou em parâmetro de sucesso e reconhecimento para os fãs de K-pop, sempre sendo utilizado em discussões saudáveis e informativas para a nação.

BTS INVENTOU A CORRIDA EM MVS

gif09

Muitas vezes o K-pop se utilizou de cenários abertos e ambientes externos para dar uma magnitude maior à seus vídeos, mas esses cenários sempre eram mal utilizados com os grupos somente executando coreografias neles. Mas BTS, sempre em seu espírito de inovação e pioneirismo, trouxe uma nova função para os ambientes externos: A corrida. Com os integrantes correndo há uma maior exploração do ambiente, valorizando também o investimento usado para locações, trazendo benefícios tantos financeiros quanto visuais, potencializando a qualidade de seus vídeos.

BTS INVENTOU O FOGO

O homem das cavernas descobriu o fogo? Que nada, o fogo foi descoberto em 2016, quando os integrantes do BTS resolveram montar um aparelho à gás que solta faíscas como parte de suas experimentações. Quando eles descobriram que a combinação disso resultava em chamas brilhantes eles ficaram maravilhados com a descoberta que mudaria a humanidade e registraram isso em música e vídeo conhecido como FIRE, que hoje é considerado como uma das maravilhas do mundo moderno.

BTS INVENTOU O SPIRIT

Resultado de imagem para Spirit Social

Fanservices já existiam há muito tempo, mas os consumidores eram oprimidos e insultados pela comunidade por serem considerados infantis e imaturos para conviver em sociedade. Depois que BTS começou a ser mais aberto com a cultura do fanservice os admiradores e fãs se sentiram representados pelo grupo, o que impulsionou a diversidade em vários textos e ficções românticas com teor sexual, chocando 50 tons de Cinza. Isso impulsionou a criação do Spirit, um lar onde escritores renomados do gênero podem compartilhar suas narrativas para todos os amantes dessa cultura.

BTS INVENTOU O LANÇAMENTO EM PARTES

File:BTS - Hwayang Yeonhwa pink.jpgFile:BTS - Hwayang Yeonhwa 2 digital.jpgFile:BTS - Hwayang Yeonhwa Young Forever digital.jpg

O K-pop sempre promovia com singles únicos, conhecidos como Title Tracks, onde os artistas e grupos escolhiam uma única música para promover um álbum inteiro de 12 até 14 faixas, minimizando o potencial de seus álbuns. Mas o BTS mais uma vez chocou a indústria ao dividir o álbum em partes, dividindo o álbum “The Most Beautiful Moment in Life” em 2 EPs e 1 relançamento, potencializando o material e dando mais singles promocionais e maior duração nas atividades profissionais. O impacto do BTS na indústria resultou em diversos artistas e grupos também dividirem seus álbuns em partes para conseguirem maior êxito comercial de seus álbuns, reinventando o conceito de divulgação na indústria.

BTS INVENTOU A MENSAGEM SUBLIMINAR

O K-pop sempre foi de fazer MVs com luzes, carão e cenários coloridos, sem nenhum estímulo intelectual para seus consumidores. Mas BTS mudou isso em seus MVs trazendo ações sutis em seus vídeos, mas com grande valor conceitual. Por trás dessas ações os fãs descobrem ligações, histórias e relações do grupo com toda sua carreira, podendo desenvolver teorias épicas deixando diversos TCCs morrendo de inveja com seu poder de interpretação ao captar mensagens cada vez mais subliminares deixadas pelo grupo. A popularidade fez com que outros grupos adotassem a cultura da interpretação, e hoje os kpoppers buscam intelectualmente a razão de existir dos vídeos, álbuns e até fotos dos seus faves.

BTS INVENTOU O COMUNISMO

Resultado de imagem para BTS military

Antes do BTS não havia esperança dos grupos de empresas menores terem seus momentos de glória, e nossos idols pop que trabalham duro não tinham esperança de serem bem sucedidos se não fizessem parte da ditadura envolvendo o Big 3. Entretanto o BTS surgiu como um tordo do Distrito 12, e de uma empresa minúscula onde basicamente só existe o grupo, conseguem hoje ser a maior referência do K-pop dentro e fora da Coreia. Além disso, o sucesso do BTS fez os coreanos olharem para fora da zona de conforto e derrubaram a ditadura implementada por SM, YG e JYP Entertainment dando uma chance para os menores, o que impulsionou outros grupos de empresas menores a alcançar o sucesso com seu trabalho árduo e esforço.

BTS INVENTOU A FANBASE

Resultado de imagem para bts armys

Por fim, BTS trouxe para nós os ARMYs, a fanbase do grupo. As ARMYs hoje definem o nosso conceito de fanbase, impulsionando multirões e criando diversas guerras para defender os seus faves das garras dos outros fandoms do mal, além de fazer diversos projetos especiais todo mês em forma de agradecimento à existência divina dos 7 Bangtan Boys. Ser fã deixou de ser um estilo de vida e passou a se tornar um rito de passagem ocultista que definirá sua vida para sempre, e tudo isso graças aos ARMYs.

 

Anúncios

33 comments

  1. Ai, como amo essas pautas de gosto duvidoso aleatórias e magnificas deste blog.

    Mas não foi tão icônico quanto das eternas rainhas tombadoras donas da Coreia.

    Ps.: Poxa, esqueceu de citar a cota semanal de hashtags no twitter como um dos mandamentos para entrada na gloriosa vida de ARMY.

    Liked by 2 people

  2. “A Billboard magicamente se transformou em parâmetro de sucesso e reconhecimento para os fãs de K-pop, sempre sendo utilizado em discussões saudáveis e informativas para a nação.”

    Você é o melhor e o mais debochado, e sabe bem disso. Como não amar?
    As armys loucas vão subir uma tag contra você kkkk
    Mas quem se importa contanto que a divulgação seja pesadíssima?

    Liked by 2 people

  3. EU TO RINDO DEMAIS SOCORRO KKKKKKKKKKKKKKK
    não é tão icônico quanto os das rainhas da Coreia, mas eu to AMANDO esse deboche. Já to no aguardo do #WhyDouggieIsOverParty no twitter, porque você esqueceu mas o BTS também inventou a chuva de tags semanais pra enaltecer/proteger o oppa encher o saco dos fandoms e etc

    “Inventou a corrida” KOPAKDPOAKDAPDOKSP
    Pior que o lance da Billboard é verdade, mas também esqueceu que eles inventaram os view no youtube, migo

    melhor post da semana, puta que pariu

    Liked by 2 people

  4. Poxa Dougie, é sério que você tirou um tempo pra zuar com as armys? Vc sabe o quanto elas já sofrem? ELAS ATÉ SÃO APEDREJADAS POR SER ARMY. Ent não acho que se deva brincar com assuntos tão delicadas assim.

    Cuidado para que não surja uma hashtag no twiter contra vc. Fica bem, tá.

    Só faltou “BTS cria o reggaeton”.

    Liked by 2 people

    1. Eu não acho que a fanbase vá tratar quem sair do grupo como traidor que nem as fãs de 1D tratam o Zayn, a não ser que algum BTS também use a desculpa do “Quero viver como um garoto normal de 22 anos” como o Zayn usou e 6 meses gravar single solo

      Gostar

  5. BERROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    Liked by 1 person

  6. TRETAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    Faltou:

    1ª inventaram as composições de álbuns;

    2ª inventaram formação de 7 membros masculinos;

    3ª inventaram os shipps entre os membros (ou bromance pros mais sensíveis);

    4ª inventaram o maknae multitalentoso;

    5ª inventaram o colete a prova de balas;

    6ª inventaram as lives no v line;

    7ª inventaram o membro que quase não tem linhas;

    8ª inventaram o conceito de happer-feio-que-não-sabe-dançar-mas-que-é-útil no grupo;

    9ª inventaram o choro em discursos no MAMA;

    10ª Inventaram as mixtapes de raps paralelas;

    10.1ª e principalmente faltou a invenção das composições de álbuns!!!

    Enfim, eles basicamente criaram o kpop, OBRIGADA BOLINHOS!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostar

  7. SOCORRO, EU SOU ARMY
    Sinceramente faltou colocar que eles inventaram o Vlive, inventaram a composição própria das músicas e claramente inventaram o twitter. Hashtag não teria sentido algum pro mundo se não fosse pelos Bangtan Boys. Ou o recente novo nome “Beyond The Scene”, óbvio que eles são o primeiro grupo a ter o nome com sentido duplo. Eles também foram o primeiro grupo a trocar a logo e sem sombra de dúvida criaram a porta, algo desconhecido pelo mundo antes da nova logo do BTS. O que seria do EXO com suas renovações constantes de logo se o BTS não tivesse inventado? Tsc.

    Liked by 1 person

  8. Army gosta da passar mico mesmo. Ah, e porque não colocou: ” BTS inventou usar hashtag do bigbang nos próprios vídeos só pra ganhar fama”. Seria bem ingressante e “inovador”, porque não usou essa idéia? Passar bem 🙂

    Gostar

  9. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk olha eu sou Army, mas ri muuuitoo com esse post, q deboche kskskskskskslslskskskswkskw só fiquei meio triste (mas n surpresa) por ter alguns comentários meio idiotas, tem gente q leva tudo pro lado ofensivo e outros q não perdem a chance de ‘atacar’ , meo Zeus…

    Liked by 1 person

  10. Bem, eu sou Army… Eu ri com o post kkkk
    Não achei ofensivo, só li verdades… Gritei na parte do “BTS INVENTOU O SPIRIT/
    chocando 50 tons de Cinza” Isso é muito real kkk

    Mas, vi alguns comentários T_T meio ofensivos/desnecessários… Não entendo o preconceito, eu conheço o kpop e a musica coreana em geral há 10 anos… Sei que tem muita gente no fandom que nunca ouviu falar de kpop antes de BTS, que tem muita criança e pessoas infantis, que falam besteiras, mas que culpa eu tenho disso? Isso anula o grupo? Eu já acompanhei vários grupos ao longo da vida, mas igual BTS, não achei…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s