COMPARANDO ÁLBUNS #09: I Got A Boy x Lion Heart

Aos poucos eu vou retornando com os quadros que esse blog costuma ter. Semana passada eu voltei com as reviews de álbuns, hoje estou voltando com o Comparando Álbuns, e de forma bem mainstream comparando os dois últimos álbuns coreanos do SNSD, I Got A Boy e Lion Heart. Qual será o álbum de fillers e qual é o álbum que parece mesmo um álbum mais forte? Vamos descobrir agora!

Sem-Título-1

A discografia coreana do SNSD não é lá muito aclamada nem pela fanbase, que prefere muito mais a discografia japonesa do grupo (E com razão), e muito menos pelo povão, pois a própria discografia coreana não se ajuda. Eu não tenho nada contra esse estilo Teen Pop que SNSD adotou a carreira toda na Coreia (Se eu tivesse não seria fã de Demi Lovato), o problema aqui é que quase todo álbum do SNSD é a mesma coisa: Uma title track mais impactante e/ou catchy de ouvir (Nem sempre os dois juntos), 1 ou 2 faixas melhorzinhas que se destacam por si só e o resto dos álbuns e EPs é um grande e chato fillerzão. Como SNSD era sinônimo de vendas boas só pelo nome, a SM não se preocupava tanto em fazer álbuns mais memoráveis (E para praticamente todos os outros atos da empresa). Compreensível, pois não tem o porquê gastar tempo em esforço sendo que qualquer coisa lançada seria tratada e consumida como a nova versão da Bíblia (Mais ou menos o que a JYP faz com os EPs do TWICE, hoje em dia).

O grande divisor de águas para o grupo foi a saída de Jessica para virar concorrente da Chilli Beans e a forma “não-pacífica” que isso ocorreu, abalando toda a imagem de BFFs que o grupo possuia. E isso impactou tanto comercialmente (Lion Heart penou para vender metade do I GOT A BOY) quanto musicalmente. I GOT A BOY é um álbum que segue a identidade do grupo mais colorida e de pop grudento, com uma sonoridade um pouco mais agressiva. Já Lion Heart trazia um conceito duplo, com SNSD retrô e SNSD fierce no mesmo package, numa direção que já mostrava algum interesse em, pelo menos, fazer um álbum com mais conteúdo (Mesmo que de forma sutil). Praticamente uma reação natural da SM após a saída da integrante, pois uma vez que a imagem é manchada algo tem que compensar esse impacto, e escolheram as músicas.

Eu não vou criar expectativas quanto a esse álbum comemorativo do grupo. Acho que esse álbum tem chances de ser melhor que Lion Heart e I Got A Boy até pela maturidade musical das garotas que tiveram chance de mostrar em seus solos, então não acho que o álbum venha tão teen assim… Assim como tem chance de ser a mesma bobagem de 3 músicas aproveitáveis em meio a um monte de fillers. É uma incógnita, mas dessa vez, vou dar o benefício da dúvida e achar que pode vir o melhor álbum coreano da carreira aí (Pois é difícil elas baterem o 1st Japan Album).

NO QUE O I GOT A BOY LEVA VANTAGEM?

File:Girls' Generation - I Got A Boy (iTunes).jpg

  • Tem Jessica RAINHA CANTORA DANÇARINA YOUTUBER MODELO COMERCIANTE nos agraciando com sua presença
  • O visual tanto no MV quanto no package está aquela coisa horrorosa porém icônica e memorável, e mais interessante que os visuais tanto de Lion Heart quando de You Think.
  • E… acho que só.

NO QUE O LION HEART LEVA VANTAGEM?

  • A escolha de singles (Não que os singles promocionais escolhidos desse álbum sejam grande coisa, mas foram bem mais felizes que aquela bomba de I GOT A BOY e a demo de Mercy)
  • Tem uma midtempo acústica, e isso é uma vantagem pois One Afternoon chocantemente PRESTA, uma raridade no catálogo de midtempos/baladas meia bomba do grupo.
  • O fato disso parecer um álbum mesmo e não um emaranhado de fillers.
  • A decisão de levar o pop teen catchy de seus singles (O que SNSD faz muito bem) para algumas das album tracks, o que fortalece o álbum no resultado final.

O TOP 3 DO I GOT A BOY X O TOP 3 DO LION HEART

Talk Talk x Fire Alarm
XYZ x Green Light
Express 999 x You Think

*Em negrito aquelas que são MELHORES que o rival

Fire Alarm é fácil a melhor album track coreana do SNSD depois de Trick, e as músicas do Lion Heart num geral são melhores que as do I Got A Filler, onde mais da metade do álbum ou é filler ou simplesmente ruim.

O BOTTOM 3 DO I GOT A BOY X O BOTTOM 3 DO LION HEART

Lost In Love x PARTY
I GOT A BOY x Check
Romantic St. x Talk Talk

*Em negrito aqueles que são PIORES que o rival

Eu honestamente estou mais chocado em I GOT A BOY não ser a pior faixa do álbum, mas de resto, nada muito fora do previsto.

QUEM GANHOU ESSA DROGA (IN MY HUMILDE OPINION)?

Resultado de imagem para SNSD Lion Heart gif

PARABÉNS, LION HEART!!

Eu poderia ir pela piada e eleger I Got A Boy só pela presença de Jessica Jung, mas ela não sustenta um álbum por si só.

14 comments

  1. Olha concordo, gosto muito das meninas mas os álbuns coreanos não tem como defender e I Got Boy na minha opinião é um dos piores não tem single nenhum que se aproveite 😒
    LH foi uma surpresa tão grande porque pela primeira vez depois daquela explosão colorida. Foi um respiro e a SM precisou uma integrante sair pra por esforço, não entendo essas empresas será quando alguém sair do Twice também vão dar algo memorável e com singles melhores?

    Liked by 1 person

  2. De fato, os álbuns japoneses são muito melhor direcionados, mas eu amo a title track I Got a Boy (pode me julgar) e achei super interessante que no álbum todas as músicas pareciam meio recorte cola de três músicas diferentes, o que me fez prestar mais atenção nas title tracks pela primeira vez nos álbuns delas… Acho I Got a Boy melhor, mas pode ter muito fator nostalgia envolvido, então… Se bem que na carreira coreana, esses são os melhores entre álbuns e Eps que elas tem mesmo kkk
    Oh, mas ia ser legal se no album comemorativo elas dessem uma de Dalshabet e fizessem uma album track solo pra cada… É só uma ideia que me ocorreu agora @.@’

    Liked by 1 person

  3. Realmente os visuais em I Got A Boy, tanto do MV quanto delas, pareciam mais interessantes, porém eu acho que em Lion Heart elas estão mais bonitinhas, especialmente a Sunny com o cabelo vermelho e a Seolady com aquele cabelo laranja ruivo loiro slamano.
    Quanto ao resultado final, discordo. Jessica Jung é, sim, digna de fazer com que o I Got A Boy leve essa só por ela estar no grupo na época.

    Liked by 1 person

  4. Tipo, até hoje estou tentando entender a letra de I Got A Boy. Podem me falar que vendeu um milhão de físicos e que ganhou todos os prêmios do kpop (pra mim premiações não são confiáveis, afinal não importa a qualidade e sim a popularidade do grupo) que ainda acho a maior vergonha alheia, tanto letra (quem escreveu estava muito loucx), o visual totalmente brega e o rap fajuto.
    Lion Heart é superior só por causa disso, não que eu ache maravilhoso, porque não é. Mas elas mostraram ser mais maduras, talvez se a SM deixasse elas participarem mais da parte criativa não sairia bombas como essa. Mas como você mesmo disse, qualquer coisa que eles jogarem nos fãs vai ser considerado a niva bíblia e ai de quem fale mal das Divine Eigth.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

