EXO lança “Ko Ko Bop”, meio que justificando o porquê do BTS estar mais relevante que eles na fanbase

Daí que EXO está de volta com um o seu mais novo álbum de estúdio “The War” junto a title track “Ko Ko Bop”, e antes que a fanbase venha dar um ADP (Se você não sabe o que significa isso eu tenho vergonha por você) em cima de mim, é bom eu deixar claro que EU GOSTEI DA MÚSICA ATÉ MAIS DO QUE EU QUERIA (Não que isso impeça, mas enfim), mas já no 1º minuto da faixa eu sabia que euzinho fora da criançada EXO-L seria mais exceção do que regra:

Ko Ko Bop aposta num reggaezão maroto durante toda a faixa, com uns elementos eletrônicos e uma chaleira apitando no pré-refrão e nos breaks, e o que podia ser agoniante acaba funcionando para mim. Os vocais estão on point, e a ligação com o instrumental está ótima, meio que cumprindo o que promete de ser aquela coisa agradável e mais suave de escutar… Com exceção do break, meio que agressivo demais para essa coisa mais “Good vibes” (Numa comparação rápida, os sintetizadores de Kiss On The Lips do Melody Day são bem mais harmônicos com a base do instrumental do que Ko Ko Bop), e a música seria bem melhor sem o break e sendo totalmente reggae, sem nenhuma influência eletrônica, mas não é como se isso me fizesse odiar a faixa. Acho que mesmo tendo um break mas sem o EDM, com eles dançando loucamente em cima de um instrumental puramente mais reggae, a faixa soaria melhor para mim, mas Ko Ko Bop ainda é uma ouvida gostosa e agradável na maior parte do tempo, e não me faz querer morrer depois de ouvir como boa parte das title tracks do EXO até aqui.

Resultado de imagem para EXO ko Ko Bop gif tumblr

O problema dessa faixa é que: Ela é muito pouco likeable. Eu ouço essa faixa e tenho a mesma impressão de poucos amigos que essa faixa proporciona quando ouço e gosto de coisas lançadas por Crayon Pop ou Morning Musume (Mesmo que EXO não seja propositalmente tosco como as citadas). E eu tenho essa impressão não só com as faixas, mas com todo o EXO. Obviamente, quanto maior a fanbase melhor para eles, mas eu tenho a sensação de EXO funcionar mais com quem já curte K-pop, e pouco efetivo na hora de conquistar um público, de fato, novo. Por exemplo, por piores ou melhores que sejam os comebacks do BTS, as faixas que eles promovem são bem fáceis na hora de conquistar público, seja focado no público de tumblr em coisas como Blood, Sweat & Tears e Spring Day, ou focados no povão com farofas estilo Not Today e Fire. BTS tem uma sonoridade e identidade visual mais fortes para conquistarem a fanbase e pessoas fora da fanbase, algo que não vejo no EXO.

Resultado de imagem para EXO ko Ko Bop gif tumblr

Por mais que EXO seja popular, não sinto que eles alcancem pessoas que não curtem K-pop do mesmo jeito que BTS consegue… E não há problema nenhum nisso, já que o mercado asiático é o que paga o arroz e feijão dos garotos enquanto a fanbase internacional só deve pagar 300g de bife com suas views no YouTube. Só que “Ko Ko Bop” meio que mostra que EXO não tem essa sonoridade mais que BTS tem hoje, e não acho que a SM esteja tãããão interessada nisso também (Deve estar, mas a mercenária deve arrancar mais dinheiro da fanbase de outras formas). Mas, de qualquer forma, achei um bom comeback (Não tão bom quanto Ka-Ching da sub-unit deles no Japão), e dizem que tem coisa melhor no álbum, então quem sabe não rola uma review? Só não é tão povão quanto um boygroup do calibre do EXO poderia lançar, mas já fico na torcida para MiSO regravar isso aí e virar o mais novo smash unificador de nações.

PS: O MV é horrível e toda vez que dão um close nesse cabelo do Kai me dá um nervoso de ver. Deviam deixar essa coisa fumada e nonsense só para Red Velvet mesmo.

Anúncios

159 comments

  1. Cara… Quanto comentário….
    Acompanho os grupos da SM desde Super Junior, amo todos… Mas, infelizmente EXO é o único grupo o qual não consigo simpatizar… Não sei, não dá… Nunca fui com a cara do grupo…

    Ainda quero entender o “BUM” da popularidade de BTS no mundo/Brasil, eu acho que talvez tenha a ver com o numero de material disponível em PT? Não sei… Só sei que é estranho… Quando eu conheci BTS em 2013, nada me agradou neles, eu nem liguei, depois de uns anos eu ouvi falar neles de novo “BTS é um grupo muito famoso por aqui” e eu “quem rayos é BTS?” pq né, tanto grupo antigo aí, e BTS uns baby, já nem lembrava mais, que eu os vi debutar….
    Só sei que eu acabei redescobrindo-os novamente e odiei os MVs, odiei a musica… não tinha nada de especial para mim… Mas por algum motivo hoje eu sou Army hahauhaahua, não sei, eu só sei que eu gostava muito das parodias que as fãs faziam, eu passei a gostar mais disso do que tudo, até que me apeguei…. Me apeguei mais aos integrantes do que qualquer coisa.

    Mas sobre musica… Antigamente o K-pop tinha, ao menos um estilo mais, sei lá, oriental, hoje tá tudo complemente comercial e sexualizado, o k-pop para mim é como uma versão asiática do pop americano, e eu não gosto de pop americano, é por isso que eu resolvi gostar das coisas do outro lado do mundo… Mas aí me vem a Coreia e se inspira justamente nos americanos… Tanto na questão musical, como visual [parcialmente]…

    Eu acompanho o k-pop mais pelo visual do que pelas musicas, ao menos essas grupos aí, pop da vida… Mas há muita musica boa também…

    Dizer que BTS é mais comercial que outros grupos? Não consegui ver nenhuma diferença.

    Gostar

  2. Eu sou música profissional, música clássica para ser mais especifica. O q significa que o meu conhecimento de música é provavelmente maior que o seu e de muita mais gente, e admiro a sua opinião, mas em vez de falar sobre coisas que nem sequer percebe, tipo o facto de reggae e eletrónica não combinar naquela música, o q na realidade eu acho q é uma combinação muito original e diferente do padrão, fazendo a música ser mais fácil de ouvir e interessante. E sim eu sou Army mais do que Exo-L e acho que esta música é melhor do que algumas q bts ja fizeram que foram grande sucesso, e que a Maior parte das músicas sem MV dos bts são melhores do que as com MV, por isso em vez de criticar sem perceber o sentido da música e o porquê de ser assim não diga nada por favor! Obrigada 🙂

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s